segunda-feira, 4 de julho de 2011

CHILE. Meu mais novo País.

Boas estações de esqui para os aficcionados neste esporte e, para os que apenas queiram contemplar a bela natureza gelada e extremamente maravilhosa.  



Santiago do Chile é uma cidade efervescente pelo número de jovens e que abriga idosos que rejuvenescem nas suas múltiplas opções culturais e de lazer, apesar do frio ser uma constante na maior parte do ano, excetuando-se no verão. Mas, as geleiras da Cordilheira dos Andes estarão sempre invadindo a sua habitação.

A acessibilidade é sempre presente em toda Santiago do Chile.


Coletores de lixo, postes, sinalização de trânsito, placas, acessibilidade e arborização são conjuntos harmônicos por toda Santiago do Chile.  


Observa-se que o ser humano é a preocupação principal do povo chileno. Existem calçadas que são mais largas do que as ruas, apesar de que, o planejamento da cidade de Santiago do Chile não permitiu ruas estreitas, a não ser a parte histórica e antiga da cidade já revitalizada e bem cuidada. 


Pablo Neruda está sempre presente na cidade e no Chile. Quem já o leu já conhece de certa forma, parte da cultura chilena e do seu povo e tradições.


Viña Del Mar às margens do oceano Pacífico. Cidade moderna e com ruas e prédios bem arquitetados.


Ruas de Santiago bem planejadas, limpas, com calçadas largas e com boa acessibilidade. Toda Santiago é assim.


Jorge Muran, nosso culto e competente guia e eu na estação de esquí Colorado. Os serviços em Santiago do Chile não deixam a desejar para os que conhecem os melhores operadores de serviços e turismo na Europa.  


A Cordilheira dos Andes é sempre presente na cidade do Chile. Vista do quarto do hotel.

Estrutura urbanística de primeiro mundo. Povo educado e, nota-se que a administração pública é bastante qualificada e responsável. Impera destarte a competência e um Estado forte no poder de polícia administrativa. Respira-se respeito, coletividade e solidariedade.

Praças bem cuidades e sem mendigos. Anda-se despreocupado a qualquer hora da noite e do dia. O que é impossível na maioria das cidades brasileiras. Infelizmente!!!


A cidade de Santiago do Chile se estende aos pés da Cordilheira dos Andes. A neve não atrapalha a vida urbana. Ela está lá na montanha.  


Fundação Pablo Neruda em Valparaíso onde está instalado o Poder Legislativo. O Poder Executivo está instalado na cidade de Santiago. A independência dos Poderes se torna mais perceptível e, esta separação clara, sem sombras de dúvidas, colabora para o desenvolvimento do Estado e, é uma das razões da evolução do Estado Chileno, mesmo sendo um País da América Latina - além, da cultura do seu povo, é claro!!!    


*Nildo Lima Santos.

Eu elegi o Chile o meu segundo País!

Quis Deus que eu nascesse brasileiro e não chileno.

Quis Deus que eu não nascesse chileno para apreciar melhor com isenção a terra que vive, vibra e se fortalece a cada dia com sua gente ordeira, pacífica, educada e culta. Para apreciar a terra que a cada tremor se transforma e se molda como mágica em forças extras e naturais que enigmaticamente a magma, fogo, cinzas, ferro, cobre, rochas e gelo redesenham a bela Nação dos Andes e que está mais ao Sul do mundo.

Quis Deus que eu tivesse a oportunidade de conhecer Santiago do Chile, urbanisticamente, socialmente e economicamente moderna – sem sombras de dúvidas, uma das mais bem planejadas e arquitetadas do mundo – com seu povo exuberante e trabalhador, transbordando alegria, vida e esplendor, já perdidos em muitos dos povos. Te amo Chile! pela sua gente prestativa; pelos garçons e garçonetes; pelas camareiras dos hotéis; pelos maleiros; pelos seus meitres e cozinheiros; pelos seus guias turísticos – e em especial pelo guia abnegado, educado e culto Jorge Muran que me fez conhecer um pouco mais de Neruda e sua história –; pelos seus vinhedos responsáveis maiores dos paladares aguçados pelos bons vinhos, néctares dos deuses e, do meu prazer; pelas suas artérias de concreto que cortam planícies e montanhas levando e embalando sonhos do Pacífico às nuvens nas aconchegantes geleiras – estações de esquis – e, de volta aos braços do generoso oceano que farta as mesas dos bons frutos que nos enchem os olhos e a boca e, que não muito longe em Valparaíso, cumpliciava-se com o poeta Nobel de literatura e, hoje, com os seus admiradores que ousam sentir o espírito do maior poeta e de sua gente retratada nos bem elaborados versos de belas palavras e múltiplos sentidos: etéreos, sensuais, sociais, sentimentais, épicos de uma gente – a minha gente por adoção – e, vivos em minh’alma. Obrigado Jorge – nosso guia em Chile – pela orientação bibliográfica na casa de Pablo Neruda  – hoje honrosamente, transformada em museu – e, pelo bem elaborado roteiro turístico.  Obrigado por nos ter levado até Viña del Mar (eu, minha esposa, irmãos, sobrinho e cunhada). Obrigado por nos ter apresentado a cidade onde o meu País (Brasil), em 1962 foi abrigado para a conquista do seu segundo título mundial de futebol. O meu primeiro País é insuperável nesta arte que aprendemos desde cedo quando começamos a andar. E, o Daniel Alves é um dos exemplos que do Salitre (povoado de Juazeiro) – filho de famílias de minhas amizades e origens – saiu para ganhar o mundo com a sua arte de jogar bola. Eu bem digo que, o Brasil tem o Salitre e, o Chile tem seus salares - maravilhas da natureza -. Assim, também, reconheço e afirmo que o Chile é insuperável na sua capacidade conciliatória dos extremos – ferro, fogo, água e gelo – e, na hospitalidade e força de sua gente. Fosse hoje, a final de 1962 eu torceria pelo empate. Hoje eu não tenho mais um País! Tenho dois que se misturam em mim em sentimentos: Brasil e Chile!!!

Se tiver a oportunidade e felicidade de um dia visitar Santiago do Chile, procure o Jorge Muran para seu guia. Quem tiver interesse informarei o telefone e e-mail.  Você não se arrependerá! Vale a pena conhecer o Chile. Comece por Santiago que tem ponte aérea regular com o Brasil, saindo de várias cidades, sendo as mais importantes: São Paulo, Salvador, Porto Alegre e, Rio de Janeiro.
*Nildo Lima Santos. Consultor em Administração Pública.

Nenhum comentário: