domingo, 10 de junho de 2012

Discurso de agradecimento. Título de cidadão sobradinhense.

NILDO LIMA SANTOS

DISCURSO DE RECEBIMENTO DE
TÍTULO DE CIDADÃO SOBRADINHENSE


Exm.º Sr.

Presidente da Câmara Municipal  de Vereadores

Vereador Severino Joventino Moraes de Araújo, (meu dileto amigo Silvinho), autor do projeto que ora me concede o título de cidadão Sobradinhense...

Vereadores  presentes... Com a maioria dos quais mantenho estrito vínculo de amizade.

Autoridades presentes...

Senhores e Senhoras...


Hoje é um dia especialíssimo em minha vida, com certeza um dos mais especiais dentro de um número de mais de 18000 dias vividos em inúmeras cidades e estados deste país e, de outros países. O tão imenso valor deste dia reside no fato do reconhecimento de todo o esforço de um técnico que chegou até esta comunidade com a incumbência de ajudá-la na sua transformação; primeiramente como sociedade relativamente autônoma e independente, na forma do que era possível no Modelo de Estado arquitetado para este país. País onde a regra é a prosperidade dos inescrupulosos. Esta relativa autonomia e independência, que, apesar do Estado e deste país, é hoje uma realidade plena no Município de Sobradinho; graças ao seu povo e graças ao trabalho dos técnicos e dos líderes que bem antes da formação dos primeiros partidos políticos, em  Sobradinho, específicamente, em 1989 eu já testemunhava a luta desta sociedade e participava para que ela fosse diferente; apesar de alguns percalços em sua trajetória, o que é normal para uma sociedade que inicia o seu processo de organização política com vistas à emancipação. Diferente na forma de conduzir os seus próprios destinos com a opção por uma administração pública eficiente e distante das mazelas do apadrinhamento por ter escolhido o processo do aprendizado e do mérito para a condução das funções públicas.

Agradeço ao povo de Sobradinho pelo crédito que me foi dado para a nobre tarefa, que na época era um grande desafio. O de implantar o Município, desde a sua formação quando tive a honra de proferir palestras para os primeiros candidatos a Prefeito e Vereadores. A rigor, lembro-me bem que a primeira sessão de trabalho da Câmara Municipal eu também tive a honra de participar e de apresentar os primeiros projetos para o funcionamento do Município. A partir dali, com a confiança mútua, passei a perceber a grande diferença desse povo para o povo dos municípios vizinhos. Aqui existe a discussão e o debate tão necessários ao processo de democratização do país. Aqui existe realmente a possibilidade de desenvolvimento de um povo. E, como Sobradinho se desenvolveu, apesar do grande isolamento dos investimentos Federais!!!

Foi aqui que encontrei a chance do reconhecimento profissional o que possibilitou com que fosse referência em administração pública nesta região e em municípios mais distantes onde tive a oportunidade de prestar serviços de consultoria.

Por tudo isto só tenho a agradecer pela oportunidade de trabalhar por Sobradinho.

Só tenho a agradecer aquele feliz dia em que me trouxeram para ajudar na convenção de alguns partidos políticos que se formaram neste Município. Àqueles felizes dias que o Dr. Paulo Roberto e Cicinho da Madecom, trouxeram-me para ajudar na campanha do Cícero Carí. Àqueles felizes dias que tive a oportunidade de conviver de perto com o saudoso e bondoso Geraldo Silva que, através do também saudoso Eliseu Santos, me creditaram a tarefa de implantar o Município de Sobradinho. Aos meus amigos Ivan Borba e Luiz Berti que, também, me deram a oportunidade de estar ao lado destes para planejarmos juntos este Município. Aos amigos: Adeilson; Chimbrado; Silvinho; Miguel Dentista; Gabriel; Chico Mossoró; Semente; Júnior Leite; Luiz Araújo; Alberto da Guarda; Vianey; Baía; o saudoso Hélio Blandino; Genilson Silva; Heraldo Silva; Dadinho; Edvaldo; Celito Kestering; Cícero Carí;  Geraldo  Dantas; Buda; Olivar e, tantos outros que me deram e me dão a chance no dia a dia de um novo e grande aprendizado sobre a convivência humana; que me dá a sã consciência de que o meu relacionamento com Sobradinho tem que ser suprapartidário. Acima de qualquer disputa política. Disputa que, aliás, em Sobradinho tem sido benéfica para o processo de democratização. Obrigado aos Vereadores que unânimemente aprovaram o título de cidadão Sobradinhense para este novo filho de Sobradinho, onde a rigor já circulava por estas redondezas onde tem raízes há décadas, desde o Vale do Salitre, passando por Santana do Sobrado até o Município de Casa Nova. Obrigado a estes cidadãos também, ilustres de Sobradinho que me concederam o título e ainda não os citei, Vereadora Lêda, Vereador França, Vereador Gilberto, Vereadora Benigna. Contem sempre comigo. Contem com este filho que se torna ilustre por vossas mãos e por vossas consciências que: são as mãos e as consciências dos que sabem valorizar o que é de mais nobre no ser humano que é a vontade de servir. A vontade de servir ao próximo.

Muito  obrigado. Este título não só honrará a mim pessoalmente, como também, aos meus filhos e familiares que também saberão valorizar a grande dedicação de servir.

Muito obrigado irmãos...

Muito obrigado Sobradinho...

O teu novo filho te agradece!

Sobradinho, Ba, 15  de fevereiro de 2001.

NILDO LIMA SANTOS

Nenhum comentário: