sábado, 30 de julho de 2011

A Escandalização do Nada

* Nildo Lima Santos



          “A escandalização do nada!...” Frase da atualidade que reiteradas vezes têm sido repetida pelas autoridades brasileiras. Eu estou com as autoridades! É uma frase realística e verdadeira. É a melhor expressão do povo brasileiro. De um povo que não mais se surpreende; não mais se choca ou se sensibiliza com: os assaltos em suas contas pelas companhias telefônicas; pela rede bancária que sorrateiramente subtrai valores absurdos na cobrança de tarifas de serviços não prestados. Não mais se choca e se surpreende: com a ganância do fisco federal que famigeradamente confisca o salário dos trabalhadores para dividi-lo com os bandidos encastelados nos órgãos públicos; com o sistema oficial de previdência da União que impiedosamente confisca direitos dos segurados; com os inescrupulosos empresários que dilapidam o patrimônio público; com o Poder Judiciário feito de advogados, juízes e procuradores que se emprestam ao desserviço à sociedade em favor dos bandidos e quadrilheiros que deveriam punir ao bem de toda sociedade; com os bandidos e marginais comuns que assaltam à noite e à luz do dia sem serem molestados; com a imprensa e repórteres subservientes que servem aos patrões desvirtuando as verdades; com o homem comum que não reconhece o direito do próximo, desrespeitoso e mal educado que espera qualquer oportunidade para levar vantagens a qualquer custo, que se descarta dos valores morais da mesma forma que se descarta do seu lixo domiciliar, jogando-o em qualquer lugar, nas esquinas e sargetas; com os servidores públicos e agentes políticos, lenientes e omissos, ladrões e incompetentes que povoam os órgãos do Estado Brasileiro; com os desarranjos e vícios nas estruturas urbanísticas das cidades brasileiras, permitindo assentamentos precários, proliferação de favelas e, inadequada estrutura de serviços púbicos; com os sistemas corporativistas das profissões que somente enxergam o próprio umbigo e não permitem que o país avance na educação e na saúde e no seu real desenvolvimento econômico e social; com as instituições civis, militares e religiosas e, naqueles que cultivam algum valor moral que se cumpliciam com o silêncio e a omissão cedendo espaço para o mal que empobrece e apodrece a sociedade brasileira.

          Portanto, senhores administradores e autoridades desta Nação (Brasileira), de fato “estão escandalizando o nada!” Nada mais nos choca e nada mais nos surpreende. Até porque, a expressão é muito filosófica e, em si representa o “nada”. O que será de fato esta vida e esta geração perdida para a eternidade – ou melhor dizendo, para daqui a algumas décadas – senão o nada pelo esquecimento total?! Sem nenhuma referência e sem nenhuma lembrança, inclusive, biográfica! De onde viemos e para onde iremos??? A resposta é uma incógnita. Mesmo para os que acreditam em Deus. E, eu, creio em Deus e, por isto me oponho ao Estado Bandido que se opõe ao respeito às leis naturais – às leis Divinas que incluem a solidariedade humana! – Portanto, o “nada” que os mentores do mal encastelados nos cargos públicos e nas oportunidades das negociações materiais, do ponto de vista filosófico, para estes não existe – a palavra tem um sentido vago – e, portanto, representam tudo o que possam alcançar e possuir, já que se comportam como se a vida e o poder fossem eternos e, como se pudessem levar à tumba as suas posses; isto quando, de qualquer forma, tem algum lapso da “razão” de que não são imortais. Para aqueles outros, omissos e silenciosos o “nada”, realmente, é o nada, vez que, não restará sequer no futuro, resquício da passagem de alguma catástrofe, temporal ou tragédia.

          A expressão é bem apropriada para este momento. Afinal de contas, viemos do nada e iremos para o nada. É o que nos dá a certeza esta última década vivida. Então, não existem razões para escandalizações e, estamos com os nossos dirigentes!... Afinal de contas, não temos sido e não representamos nada!!!

*Nildo Lima Santos. Consultor em Administração Pública.

Nenhum comentário: