sábado, 25 de novembro de 2017

Atos normativos. Produção e regulação. Processos de ensino e Gestão. Citação consultor




Nildo Lima Santos





No direito da informação e da isonomia, considerando a plena reciprocidade de citações, reproduzo excertos de “Dissertação de Mestrado” de autoria de Andréia Gasparino Fernandes, concluinte para obtenção do título de “Mestre em Processos de Ensino, Gestão e Inovação” realizado junto à Universidade de Araraquara – São Paulo, com a orientação do Professor Dr. Luiz Carlos Gesqui.

Trabalho de dissertação que cita, em nota de rodapé entendimentos deste consultor, Nildo Lima Santos, com relação a conceito sobre marco regulatório que é de fundamental importância para as pesquisas em todas as áreas do conhecimento humano e que efetivamente deverá integrar as orientações dadas pela metodologia científica como ciência, o qual foi disponibilizado em publicação feita neste blog.

Seguem, portanto, telas de limitado texto onde é possível identificar a ideia do autor Nildo Lima Santos, utilizada na dissertação da, hoje, reconhecida Mestra ANDRÉIA GASPARINO FERNANDES, a qual efetivamente presenteia a sociedade com importantíssimas informações sobre as providências para a área institucional relativas à gestão educacional, inclusive, e fundamental – afirmo! – na produção de atos normativos para regulação de procedimentos e processos:






















  

  

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Convivendo com a memória. Um referencial que orgulha




No livro “Convivendo com a memória” de autoria do ex-Prefeito, Professor Rivas, como é conhecido pela sociedade local o Sr. Rivadávio Espínola Ramos – com qual tive a oportunidade de conviver nas questões da sociedade local e, em especial, da Administração Pública, em todos os momentos em que esteve presente em cargos de Secretário Municipal e de Prefeito da cidade de Juazeiro – é a marca do seu proceder na gratidão e reconhecimento dos que com ele trabalharam na busca de melhores dias para a sociedade da qual é um dos filhos pródigos. Com certeza é um marco que muito me honra perante meus filhos e netos ter tido a honra de ser citado por um competente administrador pela capacidade que tinha de ouvir e sentir as demandas da sociedade e os anseios dos seus auxiliares diretos e indiretos para as providências no atendimento dos anseios coletivas e em algumas vezes pontuais dos habitantes de Juazeiro – BA.

Sei e reconheço que em alguns momentos eu fui intransigente em meus pontos de vista para a aplicação de soluções a determinados problemas, mas, jamais incompreendido e, portanto, a honra de ser citado em seu livro muito me envaidece ao tempo em que, registra a compreensão do, ora autor de parte de uma história, que a nós da equipe de modernização da administração municipal desde a década de 80, e a ele que, mesmo sem saber, já fazia ao estar sempre presente na administração pública junto à sociedade no atendimento das demandas sociais através dos clubes de serviço (Lyons e Maçonaria) e como professor.

Até os dias de hoje são lembradas aquelas horas em que ficamos juntos conversando para convencê-lo, eu e o seu cunhado Jeová, a aceitar o cargo de Secretário de Administração do Município de Juazeiro, quando me propus a ajudá-lo com relação à compreensão dos problemas e com relação a indicação das providências. Naquela época eu tinha ou pouco mais de 30 anos, mas com uma grande experiência adquirida no Exército, e em Empresa Estatal nas cidades do Rio de Janeiro e Brasília e foi o bom Deus que me trouxe de volta para a minha cidade que jamais tinha sonhado em retornar um dia. Desde então, passei a acompanhá-lo em sua trajetória na administração pública até que passou a ocupar o cargo máximo de Prefeito da cidade com a aceitação geral da sociedade local. Nunca decepcionou e fez um brilhante trabalho reconhecido até mesmo pelos seus adversários. Não tolerava e nunca tolerou e nem foi conivente, em momento algum, com a desonestidade e o mau uso da coisa pública em favor de A ou B, ou em detrimento da sociedade.  

Nildo Lima Santos
Consultor em Administração Pública
Consultor em Desenvolvimento Institucional 

   




segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Consciência Humana




Nildo Lima Santos

Um post do meu amigo Luiz Antonio Duarte, publicado no seu face e que eu o reproduzo publicando-o em meu blog, primeiro por não ter resistido à tentação de publicá-lo e segundo em razão de corroborar com o meu pensamento e, efetivamente por coadunar com a minha vida em família sendo eu neto de negro o qual fez história nesta vida e em razão disto é nome de rua na cidade onde viveu e os seus filhos e netos, em larga maioria, foram prósperos em todos os sentidos do conhecimento humano e da capacidade de vencerem os obstáculos nos estudos e nos concursos públicos, dentre tantas outras concorrências para viverem e serem reconhecidos nesta vida.

Parabéns ao amigo Luiz Antonio Duarte, do qual guardo em minha cabeceira o seu livro com o título: “APREENDENDO”, editado no ano de 2000.   



"Luiz Antonio Duarte
20 de novembro de 2015 às 17:39 ·
 CONSCIÊNCIA HUMANA
Por que neste país chamado Brasil os negros precisam de cotas???
Não há justificativas fundamentadas nem explicações plausíveis.
Vejamos, então, alguns exemplos de negros que enchem de orgulho a raça humana:
O melhor jogador de futebol de todos os tempos, “deus de todos os estádios” e Atleta do Século é NEGRO; o político mais poderoso do mundo é NEGRO;
a mulher mais rica e influente da mídia é NEGRA;
as melhores tenistas do mundo são NEGRAS;
o melhor jogador de golfe do planeta é NEGRO;
o ator de cinema mais popular do mundo é NEGRO;
o piloto de Fórmula 1 mais rápido do mundo é NEGRO;
o astrofísico mais inteligente do mundo é NEGRO;
o cirurgião cerebral mais bem sucedido do mundo é NEGRO,
e, somente para ilustrar um pouco mais, os homens mais velozes do mundo também são NEGROS!!!
Então, para que essas cotas que antes de unir separam? 
Os nossos irmãos africanos e afrodescendentes já nos mostraram e demonstraram do que são capazes. 
Eles não querem cotas humilhantes. Eles não querem só o peixe, eles querem aprender a pescar. Eles não querem só os frutos da terra, eles querem aprender a plantar, cultivar, colher e vender sua produção em todas as áreas da atividade humana.
E quando somente existir a CIÊNCIA E CONSCIÊNCIA HUMANA, originária da RAÇA HUMANA, não haverá lugar para discriminações raciais e, por via de consequência, não existirá mais racismo nem haverá discriminações de qualquer natureza...
PORQUE, NESTE ORBI, NÃO HÁ RAÇAS NEGRAS, NEM AMARELAS, NEM VERMELHAS, NEM MUITO MENOS BRANCAS!
NESTE PLANETA, GRAÇAS A DEUS, SÓ EXISTE UMA RAÇA: 
A HUMANA !!!"

Evolução Profissional do Administrador. Estudos Universitários. Referência autor blog Estado Livre







Importante trabalho universitário publicado na Revista Primeiros Passos, editada pelo Centro Universitário Moura Lacerda, ano 2010, com o título “Evolução Profissional do Administrador”, faz referência do titular deste blog, Nildo Lima Santos, considerando matéria que foi publicada no mesmo em 03 de junho de 2008, com o título “O Papel do Administrador na Sociedade Contemporânea”. Trabalho este que reproduzo através de cópias da tela do computador com todos os referenciais da revista e da autora Sabrina Hamuri Hirata dos SANTOS, conforme seguem: