terça-feira, 21 de novembro de 2017

Convivendo com a memória. Um referencial que orgulha




No livro “Convivendo com a memória” de autoria do ex-Prefeito, Professor Rivas, como é conhecido pela sociedade local o Sr. Rivadávio Espínola Ramos – com qual tive a oportunidade de conviver nas questões da sociedade local e, em especial, da Administração Pública, em todos os momentos em que esteve presente em cargos de Secretário Municipal e de Prefeito da cidade de Juazeiro – é a marca do seu proceder na gratidão e reconhecimento dos que com ele trabalharam na busca de melhores dias para a sociedade da qual é um dos filhos pródigos. Com certeza é um marco que muito me honra perante meus filhos e netos ter tido a honra de ser citado por um competente administrador pela capacidade que tinha de ouvir e sentir as demandas da sociedade e os anseios dos seus auxiliares diretos e indiretos para as providências no atendimento dos anseios coletivas e em algumas vezes pontuais dos habitantes de Juazeiro – BA.

Sei e reconheço que em alguns momentos eu fui intransigente em meus pontos de vista para a aplicação de soluções a determinados problemas, mas, jamais incompreendido e, portanto, a honra de ser citado em seu livro muito me envaidece ao tempo em que, registra a compreensão do, ora autor de parte de uma história, que a nós da equipe de modernização da administração municipal desde a década de 80, e a ele que, mesmo sem saber, já fazia ao estar sempre presente na administração pública junto à sociedade no atendimento das demandas sociais através dos clubes de serviço (Lyons e Maçonaria) e como professor.

Até os dias de hoje são lembradas aquelas horas em que ficamos juntos conversando para convencê-lo, eu e o seu cunhado Jeová, a aceitar o cargo de Secretário de Administração do Município de Juazeiro, quando me propus a ajudá-lo com relação à compreensão dos problemas e com relação a indicação das providências. Naquela época eu tinha ou pouco mais de 30 anos, mas com uma grande experiência adquirida no Exército, e em Empresa Estatal nas cidades do Rio de Janeiro e Brasília e foi o bom Deus que me trouxe de volta para a minha cidade que jamais tinha sonhado em retornar um dia. Desde então, passei a acompanhá-lo em sua trajetória na administração pública até que passou a ocupar o cargo máximo de Prefeito da cidade com a aceitação geral da sociedade local. Nunca decepcionou e fez um brilhante trabalho reconhecido até mesmo pelos seus adversários. Não tolerava e nunca tolerou e nem foi conivente, em momento algum, com a desonestidade e o mau uso da coisa pública em favor de A ou B, ou em detrimento da sociedade.  

Nildo Lima Santos
Consultor em Administração Pública
Consultor em Desenvolvimento Institucional 

   




Nenhum comentário: