segunda-feira, 14 de julho de 2008

A VIOLÊNCIA SOCIAL. Resultado da Incompetência do Estado.

*Nildo Lima Santos

A violência campeia, em todos os lados e sentidos, a sociedade brasileira. Os representantes do povo, que dirigem o Estado Brasileiro, há mais de duas décadas, se mostram à frente dos canais de televisão e demais órgãos da imprensa falada e escrita, indignados e apontando os culpados. Ora são os motoristas que dirigem embriagados! Ora são os narcotraficantes! Ora os policiais despreparados! Ora os banqueiros! Ora os donos dos postos de combustíveis! Ora a herança deixada pelo governo militar! Ora alguns políticos corruptos! E, assim, por diante.

Infelizmente, tais dirigentes e, alguns cientistas políticos ainda não se deram conta de que a violência da sociedade brasileira, impregnada em todos os seus segmentos, tem a origem no próprio sistema político brasileiro e é decorrente do processo de escolha dos dirigentes públicos, em todos os entes federados (Municípios, Estados e União) e em todos os segmentos da administração pública. Enquanto continuar a força que tem o voto irresponsável do semi-analfabeto e dos adolescentes de dezesseis e dezessete anos, combinado com a falta de pré-requisitos racionais, objetivos e necessários, para o candidato aos cargos públicos eletivos (Presidente, Vice-Presidente, Senador, Deputado Federal, Governador, Vice-Governador, Deputado Estadual, Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores) e aos cargos públicos comissionados – os de livre nomeação e exoneração pelos dirigentes dos Poderes da República –, a tendência do nível de violência é cada vez mais se avolumar; pois, a violência nas favelas, nas estradas, nas ruas, nas instituições, nos lares, enfim, na sociedade em geral, é decorrente da incompetência dos agentes públicos que, infelizmente, povoam os cargos de direção do Estado Brasileiro.

O policial que mata o cidadão, por despreparo, não merece ser duramente punido. Mas, sim, o Secretário de Segurança Pública, o Governador e o Comandante Geral da Polícia. Jamais o policial que foi para as ruas despreparado. E, assim, por diante. Se as estradas matam em demasia, deveriam ser punidos o Presidente da República, os Governadores, os Ministros, os Secretários de Estado e, os comandantes das respectivas corporações de vigilância que são incompetentes no exercício de suas funções, permitindo as negligências e omissões – e, não o cidadão cuja contribuição para que isto ocorra é a mínima – abstraindo-nos, é claro, da responsabilidade do seu voto.

A morte da população pela polícia despreparada – observe que não somente a polícia do Rio de Janeiro – é o próprio despreparo do Estado. Fosse o Estado dirigido por agentes públicos (políticos e servidores) preparados, não ocorreria esta sorte de coisas. O pior é que, a incompetência, tal como uma doença contagiosa e endêmica, está conseguindo contagiar até mesmo as instituições reconhecidamente com maior preparo e credibilidade, por sua solidez e responsabilidade que são as Forças Armadas. Episódios isolados, ora arranham, injustamente, tais instituições que ainda são as únicas que prezam pela qualificação do seu pessoal, cujo nível de decisão está diretamente relacionado ao nível de preparação que cada um recebe. Arranhão que, é impossível de não ocorrer, vez que, a instituição faz parte de um ecossistema social que, tem grande parte de sua base podre no despreparo dos dirigentes maiores do Estado Brasileiro decorrentes de um sistema político medíocre contra o cidadão e contra o próprio Estado, inclusive naquilo que lhe é fundamental: “A Soberania”.

Destarte, não é inverídico se afirmar de que o maior problema do Estado Brasileiro é o próprio Estado que é gerador da violência em todos os sentidos, disseminando-a endemicamente por todos os segmentos sociais.

*Nildo Lima Santos – Bacharel em Ciências Administrativas. Pós-Graduado em Políticas Públicas e Gestão de Serviços Sociais. Consultor em Administração Pública.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, Nildo!
Seu artigo sobre a Violência Social Resultado da Incompetecia é tudo que penso e concordo.
Você foi foi muito feliz ao colocar de forma clara a impregnação de todos os segmentos!
É verdade meu amigo! Nós sabemos muito bem a origem de tudo isso...
seus efeitos e resultados.
Infelizmente, para alguns isso é proposital. De quem é o interesse de esclarecer a sociedade? De educar, dá dicernimento para que ocorram mudanças? Com certeza não é de quem está no Poder.
Porque quando se muda a mentalidade de uma sociedade se muda se muda um país.
E quem está interessado nisso????
É lamentável!
Parabéns pelo seu excelente artigo.
Núbia

Dill Alves disse...

Oi Nildo!

Concordo com seus argumentos e colocações sobre a violência social e a incompetencia do Estado.
Me sinto abençoada por ter acesso a informações que me faz refletir e questionar sobre o meu país e consequentemente sobre a minha responsabilidade como cidadã.
Parabéns!

Dilma Alves.