quarta-feira, 18 de junho de 2014

Monografia de pós-graduação em políticas públicas epigrafa pensamento do consultor Nildo Lima Santos

FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ - FIJ Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública



Edson Martins


Políticas Públicas frente às desigualdades sociais e a distribuição de rendas no Brasil


Monografia apresentada às Faculdades Integradas de Jacarepag - FIJ, como requisito para obtenção do Diploma de s-Graduação no Curso de Gestão Pública. Professora/tutora M.S.c. Leyla Abrantes Marques Rebelo.














Uberada - MG
2009




FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ - FIJ Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública


Edson Martins











Políticas Públicas frente às desigualdades sociais e a distribuição de rendas no Brasil


Monografia apresentada às Faculdades Integradas de Jacarepag - FIJ, como requisito para obtenção do Diploma de s-Graduação no Curso de Gestão Pública. Professora/tutora M.S.c. Leyla Abrantes Marques Rebelo.









Aprovado em:       /      /        .








Profª. M.S.c. Leyla Abrantes Marques Rebelo

Tutora/Orientadora

 Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ




Prof. M.S.c. Coordenador do Curso
 Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ

















Dedico a meus filhos: Bruno, Vanessa e Lucas, presenças constantes em minha vida, que não me deixaram desistir, mesmo nos momentos difíceis.




À minha esposa Gláucia, também sempre presente, me incentivando  e  proporcionando  momentos  de  alegria  e descontração para que eu pudesse concretizar este sonho.




Jamais  poderia  deixar  de  lembrar  de  meus  pais  (in memorian) que mesmo não estando presentes fisicamente, com certeza, não  deixaram de compartilhar comigo cada momento, cada conquista.

AGRADECIMENTOS








   Nesta etapa final, momento em que se cumpre mais um período e caminha ao encontro da concretização  de um sonho, é muito importante refletir e compartilhar dessa alegria e felicidade que nos contagia.
     Em primeiro  lugar  agradeço  a  Deus  pela  vida,  saúde,  inteligência,  persistência  e condições  de concluir  o  Curso  de  Pós-Graduação  em  Gestão  Pública,  ciente  da  minha responsabilidade e capacidade de crescer sempre.
   À minha família por ter me apoiado, dedicado amor, carinho, compreensão, sobretudo por ter confiado em mim apesar dos meus erros.
     Não  poderia  deixar  de  agradecer  àquelas  pessoas  que  foram  fundamentais  nos momentos de dificuldade em relação às tarefas, disponibilizando seu precioso tempo com toda boa vontade e dedicação, me ajudando com seus conhecimentos e sabedoria.
   Aos meus companheiros de curso, também sempre presentes nesta jornada, trocando informações e ajudando a tirar algumas dúvidas tanto no Fórum quanto pela internet, alguns até pessoalmente.
     A todos os colaboradores e orientadores das Faculdades Integradas de Jacarepaguá – FIJ  que  nos  dispensou  todos  os  esclarecimentos  necessários  nos  encontros  presenciais  e também através das web aulas.
    A todas as pessoas que direta ou indiretamente tornaram possível e real este sonho, esta conquista em minha vida.
     Por último quero agradecer em especial à minha dedicada professora/tutora Leyla Abrantes Marques Rebelo, que me apoiou na elaboração desta monografia, que acreditou em mim,  dispondo uma  atenção  especial  para  sanar  qualquer  dúvida  durante  todo  o  Curso, depositando em mim a confiança e certeza de ter um futuro promissor, uma verdadeira incentivadora durante este período difícil e importante em minha jornada. 

     A todos, meus sinceros agradecimentos, meu respeito, carinho e gratidão.






“Guardo meus sentimentos de frustração para as coisas mais pessoais.  Nas causas políticas, fico indignado. Se não fosse assim, eu estaria perdido”. BETINHO, Hebert Jode Souza. (1935 – 1997)

"O próprio sistema político brasileiro carece de reformas profundas, exatamente por permitir as más práticas de conquistas nas mais diversas áreas onde sempre prevalece o jogo do poder dos detentores do capital, não importando as origens dos mesmos".
Nildo Lima Santos, consultor em Administração Pública
Pós-Graduado em Políticas Públicas e Gestão de Serviços Sociais.



RESUMO















Este trabalho apresenta a importância da discussão do tema em questão, que é: Políticas Públicas frente às  desigualdades sociais e a distribuição de rendas no Brasil.                               A pesquisa aborda alguns aspectos referentes ao histórico e origem, porém, o foco principal é demonstrar os problemas enfrentados pela sociedade e Governo, analisar os resultados e propor algumas alternativas que possam  proporcionar um melhor relacionamento entre os integrantes deste contexto em busca de uma possível  solução  para este problema. Sabe-se que este aspecto justifica-se principalmente pela constante preocupação  dos governantes e da sociedade em geral em reduzir estas desigualdades e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro. Serão apresentados aspectos referentes às Políticas Públicas a relação Estado e Políticas  públicas,  um  breve  histórico  sob  a  opinião  de  vários  autores,  destacando  as desigualdades  sociais  e  a  distribuição  de  rendas  no  cenário  nacional, apresentando  estas desigualdades como produto das relações sociais, que leva parte da população a conviver com aspectos muitas vezes até  desumanos. Também será tratado um tema que atualmente vem crescendo muito e que está contribuindo bastante para melhorar essas desigualdades, que é a intervenção maior do Estado com a participação de empresas privadas na implementação de programas sociais na busca por melhores condições de vida para a  população, tendo como exemplo as Políticas desenvolvidas pelo Governo: Programa Fome Zero - Bolsa  Família; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI); Educação Profissional Tecnológica; Políticas  Públicas para inclusão de pessoas com deficiência; Implantação do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, dentre outros.




PALAVRAS CHAVES: Políticas Públicas. Desigualdades Sociais. Distribuição de Renda.

ABSTRACT





This paper presents the importance of discussion of the topic, which is: Public Policies in the face of social  inequalities and income distribution in Brazil. The research analyzes some aspects of the history and origin, but the main focus is to demonstrate the problems faced by society and government to analyze the results  and  propose some alternatives that might provide a better relationship among the members of this context to seek a possible solution to this problem. It is known that this is mainly due to the constant concern of governments and society in general to reduce these inequalities while improving the quality of life of Brazilian people. Will be presented aspects related to public policy - the relationship between the State and Public  Policy,  a brief history in the opinion of several authors, highlighting the social inequality and income distribution on the national scene, with these inequalities as a product of social relations, which takes part population to live with aspects sometimes even inhumane. It will also be treated a subject that currently has been increasing and is contributing much to improve  these  inequalities,  which  is  the  largest  intervention  of  the  state  with  private companies  to  implement  social  programs  in  search  of  better  living  conditions  for  the population, and such as policies developed by the Government: programs to combat hunger; Eradication of Child Labor (PETI), Professional Education Technology, Public Policy for the inclusion  of  persons  with   disabilities;  Implementation  of  Restructuring  Program  and Expansion of Federal Universities - REUNI, among others.




KEY WORDS: Public Policies. Social inequalities. Income Distribution.



Nenhum comentário: