sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Sistema de Gestão de Transporte Escolar

INSTITUTO ALFA BRASIL (Ex-ALPHA OSCIP)
Sistema de Gestão de Transporte Escolar


V 0.1

Coordenação do Projeto
Nildo Lima Santos

Desenvolvimento e Edição do Manual
Jonathan Roque Santos Oliveira

Índice

I – Começando
1. Introdução

II – Instalação e Configuração
2. Considerações Gerais sobre Instalação

III – Referências sobre o sistema.
3. Registros
4. Contas


I Começando.

1. Introdução:

O Sistema de Gestão de Transporte Escolar foi desenvolvido para administrar:

1. Transportadores
2. Condutores
3. Alunos
4. Contrato com Transportadores
5. Impostos aplicados
6. Trechos de Transporte
7. Fornecedores e Prestadores de Serviços
8. Veículos
9. Ocorrências dos Condutores
10. Frequência dos Condutores
11. Créditos aos Transportadores
12. Pagamentos aos Transportadores
13. Extrato ou Saldo dos Transportadores

Obedecendo a lógica de gestão criada por profissionais do setor, o GTE está preparado para administrar o transporte público escolar de forma segura e eficaz. Por se tratar de um banco de dados modelado pode oferecer dados e informações à medida que forem surgindo às necessidades de cada administração.

Desenvolvido sobre plataforma WEB o sistema é facilmente acessado, e a depender da estrutura em que foi instalado pode ser acessado e administrado remotamente, o quer dizer que todos os seus usuários podem acessar o sistema independentemente de onde estejam só é necessário uma conexão com a Internet.

II – Instalação e Configuração

2. Considerações Gerais sobre Instalação

É necessário que o GTE seja instalado em um computador com arquitetura de servidor, para que seja acessado por outros computadores clientes. A configuração do sistema se faz simples já que o GTE é desenvolvido sobre plataforma de software livre, sendo assim todos os softwares necessários para sua instalação são livres de licença e totalmente configuráveis para atender a necessidade da empresa.

III – Referências sobre o sistema

3. Registros

O GTE usa metodologia de administração de Tabelas de Registro sendo elas;
1. Transportadores
2. Condutores
3. Alunos
4. Contrato com Transportadores
5. Impostos aplicados
6. Trechos de Transporte
7. Fornecedores e Prestadores de Serviços
8. Veículos
9. Ocorrências dos Condutores
10. Frequência dos Condutores

Cada Tabela é administrada individualmente com os recursos de adição, exclusão, alteração, listagem e procura por filtros dos registros;

·  Os transportadores são cadastrados de forma precisa, para obtermos informações pessoais e bancárias. O sistema também disponibiliza um cadastro de condutores onde temos informações especificas sobre o condutor do veículo;
·  Os alunos que irão ser beneficiados com o transporte, também serão cadastros no sistema. Um cadastro rigoroso (que inclui foto digital do aluno) para que se tenha um banco de dados rico em informações em nível de pesquisa e estatísticas que podem ser geradas pelo próprio GTE.

O cadastro é acompanhado por um controle de frequência para que se tenha controle dos alunos transportados e também de evasão ou desistência dos alunos. Uma carteira que identifica o aluno será gerada para que o condutor de veículo possa identificá-lo como aluno autorizado a ser transportado.

· Para cada transportador será elaborado um contrato (que está totalmente aberto para modificações para atender a demanda de cada entidade).

· A fim de controle de pagamento existe uma tabela de impostos para que sejam controladas as deduções aos pagamentos dos transportadores.

·  Trechos de cada etapa do transporte serão informados ao sistema para que se tenha controle efetivo. Alunos e Condutores também serão identificados por trecho.

·  Fornecedores e Prestadores de Serviços serão controlados pelo sistema afim de que se tenha a opção de consignação de valores para produtos e serviços prestados aos Transportados, Condutores e outros filiados à entidade.

·  Todos os veículos serão cadastrados no sistema afim de que se tenha controle e nível de informações.

·  As ocorrências são informações em caráter de conduta profissional dos condutores de veículo, para que se tenha um levantamento da qualidade do trabalho prestado pelo respectivo condutor.

· Frequência dos condutores visa obtermos informações sobre a assiduidade do respectivo profissional no exercício de suas atribuições.
Estas informações acima citadas são sobre os registros que irão alimentar o banco de dados do sistema. Com estas informações armazenadas e por se tratar de um banco de dados estruturado o GTE é capaz de montar os mais diversos tipos de Gráficos ou Relatórios. Afim de que se possa ter em pouco tempo informações como:

1. Dados estatísticos dos alunos;

2. Relatórios de interesse de Instituições Patronais, Financeiras e Contas, IBGE, Tribunal de Contas, Sindicatos, SEST/SENAT, INSS, Receita Federal, etc.;

3. Levantamento de Imposto de Renda Retido na Fonte;

4. Levantamento de valores a repassar para instituições como SEST/SENAT, ISS e outras;

5. Contas

Para inovar e facilitar a administração financeira dos recursos, o GTE conta com um módulo que administra os pagamentos aos transportadores contanto com as funções:

· Saldo e Extrato;
· Consignações em folha;
· Descontos automáticos de impostos;
· Resultados mensais para fins de contabilidade.


O sistema foi desenvolvido sobre uma rígida estrutura de banco de dados o que permite facilmente que os resultados sejam totalmente adaptados a demanda real utilizada pela instituição.

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