sábado, 7 de agosto de 2010

SOBRE O DEBATE DOS PRESIDENCIÁVEIS NA BAND

• Nildo Lima Santos

          Assisti, na ultima quinta-feira (dia 05/08) o debate dos presidenciáveis promovido pela TV Bandeirantes. Confesso que fiquei do início até o final, na expectativa de alguma indicação, a mínima que fosse, para entender o porquê da Dilma ter sido como candidata do PT a Presidente do Brasil. Esperava ouvir da senhora presidenciável alguma coisa que a creditasse a presidir esta Nação tão vilipendiada e carente de bons referenciais que, certamente, o poder político dominante da atualidade não os tem. Esperei que me convencesse através de grandes realizações do governo, mas, certamente, estas não existem! A construção de um estaleiro que produziu apenas um navio e, para empresa do próprio governo?! O programa luz para todos?! Milhões de brasileiros no mercado de trabalho?! Inclusão de milhões de brasileiros na classe média?! Poderia até me convencer caso não conhecesse a realidade bem em torno de mim e, de várias outras famílias que conheço e, caso não tivesse consciência de que os órgãos de pesquisas do governo federal foram aparelhados e, de que deliberadamente manipulam dados, através da implantação de metodologias mais favoráveis ao governo. A classe média foi ampliada?! Ou foi de fato o que houve foi a ampliação da taxa da classe de miseráveis neste País com fortes achatamentos de salários e falta de oportunidades para ganhos maiores – a não ser para os que ocupam cargos de confiança e comissionados no governo (os companheiros!) e, para os agentes de fiscalização tributária da União?!... Se existem dúvidas para alguns, eu não as tenho.

          Então, o que poderia convencer o eleitor a votar na Dilma Housseff? A referência do seu passado com o seu histórico político e a sua vasta experiência administrativa?! Certamente, não! Por palavras dela, no debate, apenas coordenou os ministros do Lula. Mas, que ministros? Quais as realizações do governo Lula, a não ser a distribuição de esmola para a população miserável e viciada nas filas das loterias esportivas disputando espaços com outros viciados nos jogos de azar bancados pela União e, nas filas da Caixa gerando transtornos para o trabalhador correntista e poupador de parte dos recursos originários do seu trabalho suado e honesto?!

          Após o Serra e a Marina ter falado com orgulho de suas experiências passadas, esperei – por Deus! – que a candidata Dilma, também, com orgulho falasse do seu passado e das suas origens. De sua carreira política que o José Serra e Marina Silva tanto se orgulham. Mas, a ex-ministra nada falou sobre o seu passado. Será por quê?!... Da sua boca apenas saiu a informação de que foi coordenadora dos ministros do Lula. Isto é, a sua vida política e experiência têm início somente com o primeiro governo do Petista Lula?! Isto para mim e para os brasileiros é muito pouco! Será que o País está embarcando em mais uma enorme aventura com a candidata imposta pelo Presidente?!... Ou somos mesmo tolos ou, todos irresponsáveis?!...

          Nildo Lima Santos. Consultor em Administração Pública.

Nenhum comentário: