terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Projeto de Inclusão Digital de Estudantes de Menor Idade







SOCIEDADE ALPHA OSCIP – Sociedade Para o Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável e da Cidadania







PROJETO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES DE MENOR IDADE NO USO RACIONAL E DIDÁTICO DA TECNOLOGIA DE INFORMÁTICA





Entidades Parceiras: ALPHA – ONG/OSCIP
COEEBA – Cooperativa Evangélica Educacional Batista








             Elaboração:
            Nildo Lima Santos - Administrador de Empresas
         Jacy Pergentino - Pedagoga
       Dilma Costa Alves – Pedagoga




I – APRESENTAÇÃO:

 a) Apresentação da ALPHA OSCIP

                        A ALPHA OSCIP é uma organização não governamental de direito civil, sem fins lucrativos, reconhecida pelo Ministério da Justiça, na forma da Lei Federal nº 9.790, de 1999, como Organização Social Civil de Interesse Público, com autonomia administrativa e financeira, regendo-se por legislação específica, podendo firmar convênios, contratos, termos de parceria, termos de cooperação e articular-se de forma conveniente, com órgãos e entidades públicas e privadas, assim como, com empresas e instituições nacionais e estrangeiras. Na condição de OSCIP, a Sociedade ALPHA goza do privilégio e prioridade nas doações e uso dos bens públicos disponíveis, na forma do disposto nos artigos 12, §§ 1º, 2º e 3º; e 13, § Único da Lei Federal nº 9.637, de 15 de maio de 1998.  
                       
            A Sociedade para o Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável e da Cidadania, conhecida como SOCIEDADE ALPHA OSCIP, tem por finalidades: a promoção do desenvolvimento econômico e social sustentável e da cidadania, através de estudos e pesquisas, desenvolvimento, aplicação e difusão de tecnologias de processos produtivos múltiplos segmentos que possibilitem a execução de ações práticas e efetivas como precondição para a plena cidadania, que passa pelo desenvolvimento econômico e social sustentável da sociedade, seja no auxílio direto à população ou através de empreendimentos em parcerias com entes públicos oficiais da União, dos Estados e Municípios e com entidades de classes e demais instituições de direito civil e privado que tenham ações congêneres com os objetivos específicos desta entidade.

b) Apresentação da COEEBA (Parceira no Projeto)

                        A COEEBA é uma Cooperativa Educacional de Religiosos, constituída por professores e religiosos, com a finalidade de atender a comunidade em geral, em formação de cidadania, através dos princípios bíblicos para que sejam capazes de edificar a si mesmo, com base em bons princípios, transformando-se em agentes de mudança e não espectadores passíveis. Está autorizada pela SEC/BA, a atender: o ensino maternal, a alfabetização, o ensino fundamental e, o ensino médio, dentro dos parâmetros oferecidos pelos componentes curriculares do Núcleo Comum. A COEEBA é uma instituição de educação sistematizada e respaldada pelas leis estaduais, federais e, municipais, que determinam as diretrizes dessa organização e, em especial na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9.394/96, artigos 12, 13, 26 e 27) e, nas Resoluções do CEE/BA (127/97 e 03/98). Foi fundada em 29 de maio de 1999, com sede própria, localizada na Rua Amazonas, s/n, Bairro de Santo Antonio, na cidade de Juazeiro – Bahia.

                        A COEEBA tem como norma estatutária e real, a sua atuação sem discriminação política, racial, religiosa e social e não visa lucros (§ Único do Art. 2º)..
    

c) Apresentação do Projeto

                        O projeto, ora apresentado, apesar de ter sido elaborado de forma simplificada, procura traduzir, em linhas gerais, a filosofia e forma de sua execução e as metas sociais a serem alcançadas, através de parcerias que deverão ser contínuas e geradoras de ações multiplicadoras em cadeia através do efeito espelho pelo reflexo que produzirá junto às instituições privadas e governamentais de ensino regular.  


II – OBJETIVO GERAL:

 Promover a inclusão de alunos da COEEBA e estudantes da comunidade do Bairro Santo Antonio, de menor idade, no uso racional e didático da tecnologia de informática.


III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

            Instalar laboratório de informática para iniciação de alunos à operação de computadores nos sistemas básicos e de acesso à internet, em sala da COEEBA – Cooperativa Educacional Evangélica Batista, parceira no Projeto.

            Incluir os alunos da COEEBA no uso da tecnologia de informática.

            Incluir os alunos das escolas públicas do Bairro Santo Antonio no uso da tecnologia de informática, já alfabetizados, até a idade de 12 (doze) anos.

            Promover aos docentes a possibilidade de aprimoramento profissional através da tecnologia de informática disponível, com vistas à orientação e reorientação do estudante para o aproveitamento racional e didático da tecnologia de informática disponível.
                 

IV – JUSTIFICATIVAS DO PROJETO:

            O acesso à tecnologia de informática dos estudantes de famílias de baixa renda é quase impossível, principalmente, quando necessário na baixa faixa etária, até os 12 (doze) anos, fase de idade, na vida, onde se forma a personalidade do ser humano que, sofre fortes influências do meio, principalmente, dos meios de comunicações e dos avanços tecnológicos. Os que não acompanham desde cedo tal avanço, em regra, estão sujeitos a ficarem sempre na retaguarda do desenvolvimento humano e social, quer seja do ponto de vista de formação e de informações, até o ponto de vista de oportunidades múltiplas econômicas e sociais. Esta é a grande verdade.

            Uma outra questão é o fato de que há a necessidade de se conviver com a tecnologia de informática que é realidade em cada lar e em cada passo que o indivíduo dá na vida. Cada lar, por mais pobre ou distante que seja, é invadido diuturnamente por esta tecnologia, seja através de cartões de programas sociais, ou através de simples acesso à telefonia celular ou não e, até mesmo no recebimento e pagamento de faturas de serviços de água e energia elétrica. Lá está a informática. O humilde cidadão convive com ela mas, não a entende e, com isto se tornam vulneráveis aos oportunistas e inescrupulosos que se aproveitam do desconhecimento e ignorância do homem comum que não consegue acompanhar a evolução tecnológica.

            Entendemos, entretanto, que esta convivência sem grandes conflitos e na maior harmonia possível, somente se dará através da conscientização do cidadão para o uso da tecnologia de informática de forma racional, didática e responsável,  a partir da baixa idade, que é o momento oportuno de formação da personalidade, onde se é possível estabelecer limites e freios necessários para que se evite a transformação de tão potente ferramenta em instrumento em prol do crime e da destruição e degradação da sociedade humana. É de fundamental importância todo um trabalho pedagógico, a fim de que se evite que a sociedade seja robotizada em seus sentimentos e, que seja diminuído o mau uso desta poderosa arma que vicia jovens, tornando-os improdutivos e marginalizados dentro de um mercado que exige regras fortes de convivências, criatividade e responsabilidades na troca natural de sinergia que move o desenvolvimento da sociedade humana.                   

            O mote para solução do problema é: “Inclusão no Uso Racional e Didático da Tecnologia de Informática em prol do Desenvolvimento do Cidadão e, Consequentemente da Sociedade Humana”.


V – ESTRUTURA DO PROJETO:

            O projeto consiste:

a) na instalação de 10 (dez ) computadores completos (com vídeo, mouse, teclado, CPU e estabilizador de tensão) e, duas impressoras a jato de tinta,  em bancadas apropriadas, construídas de forma que possibilite o treinamento coletivo e individualizado de cada estudante;

b) na disponibilização de softwar`s básicos (livres), e navegador internet;

c) instalação e manutenção de sistema de acesso à internet;

d) destinar horário, na grade curricular, para os alunos da COEEBA, matriculados, matutino e vespertino;

e) destinar horários noturnos diários, de segunda a sexta-feira, e, nos sábados até às 12:00 horas, de acordo com as conveniências da administração escolar e com os recursos disponíveis, para matricula dos estudantes carentes do bairro até a idade de doze anos, devidamente cadastrados para os cursos de informática gratuitos ofertados pela COEEBA;

f) reconhecer a autonomia da COEEBA na seleção, cadastramento e programação de cursos na área de inclusão estudantes de menor idade no uso racional e didático da tecnologia de informática. 
  

VI – DOS BENEFICIÁRIOS DO PROJETO:

            Serão beneficiários do Projeto, os alunos regulares da COEEBA – Cooperativa Educacional Evangélica Batista, em número de 200 alunos por ano e, estudantes de escolas públicas de famílias de baixa renda residentes no bairro Santo Antonio, da cidade de Juazeiro, em cursos regulares de seis turmas por semana, contando cada turma com 20 estudantes, perfazendo o total de 120 estudantes atendidos no semestre e, 240 atendidos no ano.

              Totaliza, portanto, por ano, o número de 440 crianças da menor idade atendidas pelo projeto durante o ano.


VII – ESTRATÉGIAS DE VIABILIZAÇÃO DO PROJETO

            Firmar parceria entre a ALPHA OSCIP e a COEEBA a fim de que seja possibilitada a captação de recursos, pela OSCIP (materiais, financeiros e humanos voluntários), na oportunidade ofertada pelas normas federais e, em especial, pelas renúncias fiscais e alienações de bens dos entes estatais.

            Promover contactos com empresários privados, com o poder público e, com organizações sociais similares, nacionais e estrangeiras, que atuem na área do desenvolvimento educacional, social e econômico, com vistas à adesão ao projeto de inclusão dos estudantes de menor idade no uso racional e didático da tecnologia de informática.   

Requerer dos órgãos estatais, através da OSCIP, dado o seu privilégio, mobiliário e equipamentos, disponíveis para estes, ociosos ou obsoletos e inadequados para suas atividades, visando a implantação do projeto em conjunto com a entidade parceira.  

Promover a implantação de quadro de voluntariado com vínculo ao projeto a cargo da OSCIP que tem esta prerrogativa.

Promover regulamentação de processo de convocação e seleção de estudantes observando a faixa de renda familiar dentro de faixa que não ultrapasse a dois salários mínimos.  

            A sustentabilidade do projeto será através dos pais dos alunos regulares matriculados na COEEBA que darão a contra-partida para a manutenção dos equipamentos e das atividades do laboratório de informática.

            A segurança na continuidade do atendimento à comunidade será através da manutenção da propriedade dos equipamentos junto à ALPHA OSCIP, que se manterá na fiscalização e na parceria do Projeto com a COEEBA, QUE ESTÁ CEDENDO SEUS ESPAÇOS FÍSICOS E SEU CORPO DOCENTE, inclusive, na busca de recursos extras para a ampliação do Projeto.  


IX – RECURSOS NECESSÁRIOS:

a) Recursos Materiais:

Item
Especificação
Quant.
R$ Unitário
R$ Total
01
Computador completo (teclado, vídeo, mouse e CPU).
    10
  2.600,00
  26.000,00
02
Impressora a jato de tinta.
    02
     430,00
       860,00
03
Estabilizador de voltagem.
    05
       95,00
       475,00
04
Bancadas p/computadores.
    02
  1.500,00   
    3.000,00
05
Cadeiras giratórias de altura regulável.
    10
     250,00
    2.500,00
06
Sub-Total


  32.835,00

b) Recursos Financeiros p/Execução de Serviços:

Item
Especificação do Serviço
Unid.
Quant.
R$ Total
07
Instalação elétrica e de lógica de computadores, incluindo material.
 Verba
        -
   2.500,00
08
Adequação de sala.
 Verba  
        -
      800,00 
09
Sub-Total


   3.300,00


10
TOTAL

       
 36.135,00




X – ANEXOS:

1)      Certificado de Certificado de Reconhecimento da ALPHA como OSCIP;
2)      Cópia de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas que certifica o registro da ALPHA OSCIP;
3)      Ata de Constituição da Sociedade para o Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável e Cidadania;
4)      Cópia de pg. do Diário Oficial onde consta o reconhecimento da ALPHA como OSCIP;
5)      Cópia de Certidão Conjunta Negativa de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União;
6)      Certidão Negativa de Débito com a Previdência Social (INSS);
7)      Cópia de Certificado de Regularidade com o FGTS.



XI – REPRESENTANTES LEGAIS PARA CONTACTO:


1) Luiz Roque de Oliveira – Presidente da ALPHA OSCIP
Sede:Rua Rosa Cruz, nº   100 – Maraponga - Fortaleza – Ceará - CEP: 60.713-050 – Tel. (85) 3467.5882 – E`Mail: administrativo@alfabrasil.org.br


2) Nildo Lima Santos – Diretor de Planejamento e Operações da ALPHA OSCIP - Tel.: (74) 8107.5334 - E'Mail: presidente@alfabrasil.org.br

Escritório Regional de Juazeiro: Rua Antonio Oliveira Martins, nº 01 – Bairro Jardim Vitória – Juazeiro – Bahia 





Nenhum comentário: