Reproduzido: http://educacaoinfantiludi.blogspot.com.br/2011/06/algumas-diretrizes-objetivos-metas-e.html
Diretrizes
da Política Nacional de Educação Infantil
-
A educação e o cuidado das crianças de 0 a 6 anos são de responsabilidade
do setor educacional.
-
A Educação Infantil deve pautar-se pela indissociabilidade entre o
cuidado e a educação.
-
As instituições de Educação Infantil devem elaborar, implementar e avaliar suas
propostas pedagógicas a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para
Educação Infantil e com a participação das professoras e dos professores.
- A
formação inicial e a continuada das professoras e professores de Educação
Infantil são direitos e devem ser asseguradas a todos pelos sistemas
de ensino com a inclusão nos planos de cargos e salários do magistério.
(páginas
17/18)
Objetivos
-
Integrar efetivamente as instituições de Educação Infantil aos sistemas de
ensino por meio de autorização e credenciamento destas pelos Conselhos
Municipais ou Estaduais de Educação. (página 19)
- Assegurar
a valorização das professoras e professores de Educação Infantil,
promovendo sua participação em Programas de Formação Inicial para professores
em exercício, garantindo, nas redes públicas, a inclusão nos planos de cargos e
salários do magistério.
- Garantir
a valorização das professoras e professores da Educação Infantil por meio de
formação inicial e continuada e sua inclusão nos planos de carreira do magistério.
- Garantir
a inclusão dos professores de Educação Infantil nos planos de cargos e salários
do magistério.
-
Assegurar que estados e municípios elaborem e/ou adequem seus planos de
educação em consonância com a legislação vigente.
(páginas
19/20)
Metas
- Admitir
somente novos profissionais na Educação Infantil que possuam a
titulação mínima em nível médio, modalidade Normal.
- Formar em
nível médio, modalidade Normal, todos os professores em
exercício na Educação Infantil que não possuam a formação mínima exigida
por lei.
- Extinguir
progressivamente os cargos de monitor, atendente, auxiliar, entre outros, mesmo que ocupados por profissionais concursados
em outras secretarias ou na secretaria de Educação e que exercem funções
docentes.
(página
21)
Estratégias
-
Orientar os sistemas de ensino, em conformidade com a legislação vigente, na
perspectiva do fortalecimento institucional da Educação Infantil.
-
Divulgar e discutir a LDB, o PNE, as DCNEI, bem como pareceres e resoluções do
CNE que dizem respeito à área.
-
Apoiar tecnicamente os estados, os municípios e o Distrito Federal para que
promovam a formação inicial dos professores em exercício na Educação Infantil
que não possuem a formação mínima exigida por lei.
-
Implementar o programa de formação inicial para professores em exercício na
Educação Infantil (Proinfantil), incentivando a participação dos
estados, dos municípios e dos docentes.
-
Apoiar técnica e financeiramente as secretarias estaduais e municipais de
Educação na promoção de programas de formação continuada.
-
Valorizar e apoiar a formação dos professores em cursos de nível superior com
habilitação em Educação Infantil.
(páginas
24, 25 e 26)
Recomendações
-
que estados e municípios elaborem ou adequem seus planos de educação em
consonância com a Política Nacional de Educação Infantil;
(página
27)
FONTE: Política Nacional de Educação
Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à Educação (2006)
( http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfpolit2006.pdf )
( http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfpolit2006.pdf )
Nenhum comentário:
Postar um comentário