Conferência tendo como um dos coordenadores o consultor Nildo Lima Santos. Apresentação dos problemas e compatibilização geral das propostas.
PROPOSTAS ELABORADAS NA
REALIZAÇÃO DA IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL
DE SOBRADINHO – BAHIA – ANO DE 2009
Ivan Borba - Secretário Municipal de Planejamento de Sobradinho-BA
Técnicos e servidores colaboradores presentes à Conferência e membros representantes da sociedade organizada local.
Consultor Carlito, técnico da Secretaria Municipal de Planejamento de Sobradinho-BA
Consultor Carlito, e consultor Nildo Lima Santos, técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento de Sobradinho-BA
Consultor Nildo Lima Santos, técnico da Secretaaria de Planejamento de Sobradinho-BA, na apresentação das propostas e promoção da compatibilização das mesmas.
Consultor Nildo Lima Santos e consultor Carlito, técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento de Sobradinho-BA compatibilizando as propostas.
Consultor Nildo Lima Santos, técnico da Secretaria Municipal de Planejamento de Sobradinho-BA apresentando o Relatório Final das Propostas.
1.
EIXO 01 – CONSELHOS, PLANOS DE
HABITAÇÃO E FUNDOS
Criação do Conselho:
·
O
Município de Sobradinho tem instituído, através do seu Plano Diretor Urbano o
CODEM – Conselho de Desenvolvimento Municipal, que atende ás diretrizes do
estatuto das Cidades;
·
O
Conselho de Política de Saneamento ambiental definido pelo PDDU atende as
exigências da Lei Federal sobre a Política Nacional de Saneamento;
·
Implantar o Conselho de Saneamento e Educação
Ambiental;
·
Promover
a conscientização e a capacitação dos membros dos Conselhos de políticas
urbanas;
·
Implantar
efetivamente o Conselho de Política Habitacional e o respectivo fundo para a
habitação social;
·
Implantar
efetivamente o Conselho que trata da Política de Desenvolvimento Urbano da
Cidade.
Planos:
·
Necessidade
de adequação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano – PDDU em função das intervenções
que foram feitas nas áreas urbanas (verificando o que já existe e o que pode se
adequar);
·
Elaborar
agenda para capacitação dos conselheiros municipais;
·
Elaboração
de plano de habitação e plano municipal de saneamento e educação ambiental;
·
Implantar
efetivamente o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano com todos os seus
instrumentos e indicações, adequando-o à realidade das intervenções
urbanísticas.
EIXO 02 – IMPLEMENTAÇÃO DO ESTATUTO DAS CIDADES E PLANO DIRETORES
1.
Na
elaboração do Plano Diretor, quais os instrumentos do Estatuto das Cidades
foram incorporados? Foram implementados?
O
que foi Elaborado:
·
Código de Obras e
Edificações;
·
Lei de Uso e
parcelamento do solo urbano (Zoneamento);
·
Código de Posturas
Urbano Ambiental;
·
Código Ambiental;
·
Lei de definição
do Perímetro Urbano;
·
Lei de
implantação do Sistema Planejamento Municipal;
Observação 1
Além dos
instrumentos definidos e aprovados pelo PDDU já está em vigor e implantado no
município de Sobradinho o Código de Vigilância Sanitária Ambiental através do Vigiágua,
Vigisolo e Vigiar.
Observação 2
Os
instrumentos definidos no PDDU já estão em fase de implantação.
2. A cidade possui imóveis públicos e
privados (prédios e terrenos) desocupados? Há projetos para sua utilização para
habitação de interesse social?
·
Sim,
vários.
3. O município demarcou Zonas Especiais
de Interesse Social - ZEIS? No Plano Diretor, ou em lei específica?
·
Sim,
houve a demarcação das ZEIS Zona Especial de interesse social por indicação do
Plano Diretor – (PDDU).
4. Que ações estão sendo realizadas para
a regularização fundiária em áreas ocupadas para habitação de interesse social?
Ações Feitas:
·
Articulação
e integração com os órgãos e conselhos de fiscalização de edificações das
esferas governamentais;
·
Fortalecimento
das ações de Fiscalização de Obras e Edificações;
·
Análise
e estudos para desapropriações de áreas para assentamentos com vistas a remoção
das ocupações ilegais;
·
Elaboração
de Projetos de Legalização Fundiária Urbana;
·
Rever
a política municipal de legalização fundiária urbana, inserindo na proposta
municipal a Chesf e suas áreas localizadas no perímetro urbano.
·
Promover
o resgate do Poder de Polícia Municipal.
5. O município tem algum programa de Locação
Social?
Não
existe Programa de Locação Social.
EIXO 03 – A INTEGRAÇÃO DAS POLITICAS URBANAS
1. A elaboração e execução das políticas
setoriais são realizadas de forma integrada?
·
Com
a reestruturação da SEPLAN por indicação do PDDU que exige a implantação do
sistema de planejamento municipal (SISPLAN), já se deu início a discussões
calorosas sobre o tema, inclusive tendo gerado o sistema integrado de elaboração
orçamentária (LDO, PPA e LOA);
2.
O
município está integrado a uma política regional ou metropolitana? Participa de
consórcios metropolitanos ou intermunicipais?
O município de Sobradinho integra os
municípios da RIDE (Rede Integrada de Desenvolvimento Econômico), que
compreende 08 (oito) municípios, sendo 04 (quatro) do estado da Bahia e 04
(quatro) do Estado de Pernambuco.
O município ainda não participa de
consórcios intermunicipais. Entretanto, já está em andamento a possibilidade de
implantação do consórcio para tratamento de resíduos sólidos com o município de
Juazeiro-BA
3.
Há
integração das políticas setoriais urbanas com as demais políticas sociais,
como as de saúde, educação, assistência ou desenvolvimento social?
Infelizmente, não existe esta
integração, sendo uma preocupação constante dos atuais governantes do
município, através dos múltiplos setores da Administração Pública Municipal.
4.
O
que precisa melhorar no transporte, mobilidade e acessibilidade urbana?
·
Pavimentação
do sistema viário;
·
Implantação
de ciclovias;
·
Implantação
de sistema de transporte urbano;
·
Recuperação
e manutenção das rodovias que dão acesso a sede do município;
·
Implantação
de política de urbanismo que permita a universalização dos acessos públicos,
incluindo os portadores de necessidades especiais;
·
Recuperação
e manutenção adequada da pista de pouso existente no município de Sobradinho;
·
Planejar
a construção de vias perimetrais para a sede do município.
EIXO 04 –
PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS: PAC e MCMV x PDU
1.
Como
integrar os Programas como o PAC e o MCMV nos espaços decisórios dos Conselhos
nacional, estaduais, do Distrito Federal e municipais?
·
Com
a consolidação dos múltiplos conselhos de políticas urbanas, em especial o
Conselho Municipal das Cidades.
2.
O
Plano Plurianual - PPA a Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO e Lei
Orçamentária Anual - LOA são amplamente debatidos e divulgados?
·
Sim,
inclusive atenderam a sistemática do planejamento municipal, integrando as
propostas dos planos setoriais e do plano diretor de desenvolvimento urbano.
3.
A
aplicação dos recursos para planos, programas e obras do município e estado é
acompanhada pela sociedade civil? A forma desse acompanhamento é satisfatória?
Infelizmente, ainda não, pois, falta
a conscientização da sociedade como um todo o que gera preocupação aos agentes
públicos, que ora atuam no município gerando desta forma várias indicações para
solução dos problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário