PROGRAMAÇÃO DE CURSOS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL E PATRIMÔNIO
Instrutor
Nildo Lima Santos
Consultor em Administração Pública
SUMÁRIO
1
- JUSTIFICATIVA
2
– OBJETIVOS
2.1
– Geral
2.2
– Específicos
3– DEPARTAMENTO OS OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
4- METODOLOGIA
4.1 – Processo Metodológico
4.2 – Conteúdo Programático
4.3 - Atividades Teóricas
4.4 – Atividades Práticas
4.5 – Requisitos
Metodológicos a serem observados pelo instrutor
5 – EXECUÇÃO DO CURSO
6 – CLIENTELA
7.1 – Requisitos
7.2 – Relação de
Participantes
8 – COMPETÊNCIAS
8.1 – Do Coordenador
Pedagógico
8. 2 – Do Coordenador de
Conteúdo
8.3 – Do Instrutor
8.4 – Dos Treinandos
9 – AVALIAÇÃO
10 – CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
DE ATIVIDADES
11 – EQUIPE TÉCNICA
1.
Coordenador
Pedagógico
2.
Coordenador de
Conteúdo
3.
Instrutor (es)
12. ANEXOS
1 - JUSTIFICATIVA
O
processo de Modernização Administrativa que o CEDAP, através convênio, vem
desenvolvendo junto à Prefeitura ..............objetiva dentre outras, formas
um quadro de pessoal capaz de assumir as funções decorrentes da implantação da
forma.
Este
curso é resultado da necessidade de oferecer aos servidores municipais
envolvidos com a área de Administração de material e patrimônio o instrumental
e embasamento técnico fundamental ao exercício das atividades inerentes a esta área.
Para garantir o nível de qualidade do curso, o
presente plano estabelece uma sistemática de controle e avaliação com a
finalidade de assegurar a consecução dos objetivos propostos.
2- OBJETIVOS
2.1
– Geral
Dotar
os cursistas de embasamento técnico e afinidade com os instrumentos que
operacionalizam as atividades de Administração de Material e Patrimônio.
2.
2- Específicos
-
Introduzir os principais elementos e funções de Administração de Material e
Patrimônio.
-
Apresentar os conceitos básicos de Administração de Material e Patrimônio,
indicando seus principais métados e sistemas sob o aspecto crítico.
-
Aplicar, em situação concreta, o instrumental e os mecanismos próprios da
prática de Administração de Material e Patrimônio.
3 – METODOLOGIA
3.1 –
Processo Metodológico
O
curso será orientado com vistas a simulação de atividades práticas referentes a
classificação de materiais, compras, estoques, tombamento, controle e
inventário de materiais. A preocupação central será em oferecer ao cursista a
indicação de aplicabilidade do conteúdo em situações concretas.
3.2
– Conteúdo Programático
1. Conceituação de Administração de Material
2. Funções da Administração de Material
3. Classificação de Materiais
3.1.
Codificação –
Sistemas
3.2.
Identificação –
Descrições, Denominações
3.3.
Estrutura e
Denominação dos Grupos
3.4.
Padronização
4. Compras
4.1 – Procedimentos de Compras
4.2 – Análise de Fornecedores
4.3 – Lote Econômico de Compras
4.4 – Fatores para a Escolha de Fornecedor
4.5 – Licitação
5.
ESTOQUE
5.1 – Níveis de Estoque
5.2 – Controle de Custeio de Estoque
5.3 – Estocagem – Armazenamento
6.
PATRIMÔNIO
6.1 – Tombamento
6.2 – Controle de Movimentação
6.3 – Inventários
3.3 – Atividades Teóricas
A fundamentação teórica dará ao cursista a visão racional
e lógica dos sistemas idéias de material, bem como a amplitude da aplicação
metodológica das técnicas de administração
de material.
3.4 – Atividades Práticas
As atividades práticas terão sua aplicação em
consonância com o assunto em
andamento. Os casos objetos de estudo deverão refletir,
sempre que possível, a realidade de clientela a pautar-se no instrumental
efetivo de utilização.
3.5
– Requisitos Metodológicos a serem observados pelos Instrutores
-
Realizar atividades práticas necessárias e suficientes para o apoio da
aprendizagem do conteúdo do curso;
-
criar alternativas de desenvolvimento de atividades práticas tendo em vista as
condições de espaço físico, tempo, equipamento e materiais de ensino;
-
Evitar a rotinização das atividades;
-
Estar atento para as necessidades e possibilidades do grupo;
-
envelope e comprometer os cursistas com os objetivos e atividades propostas no
plano de ensino;
-
valorizar o conjunto de informações e experiências de cada participante;
-
possibilitar aos participantes a aquisição de conhecimentos que lhe permitam a
continuidade desses estudos de forma independente.
4 – EXECUÇÃO DO CURSO
O treinamento terá a duração de 4 dias e será
desenvolvido em regime parcial (5 horas por dia).
Carga Horária Total:
Início Previsto:
Término Previsto:
Local:
5 – REQUISITOS BÁSICOS DOS INSTRUMENTOS
Os
instrutores responsáveis, deverão apresentar os seguintes requisitos:
-
Ser especialista na área de Administração de Material;
-
Ter experiência comprovada e mobilidade na área para facilitar os contatos;
-
Considerar, durante o desenvolvimento do curso, a filosofia e metodologia
definida para o programa de treinamento;
-
Cumprir as diretrizes definidas para avaliação de resultados.
6 – CLIENTELA
A
clientela alvo deste treinamento será constituído por servidores municipais que
exerçam atividades relacionadas com a área de Administração de Material e
Patrimônio.
6.1
– Requisitos
-
Apresentar experiências anteriores relacionadas com os objetivos do treinamento;
-
Ser indicado oficialmente pelo órgão de sua lotação.
7 – COMPETÊNCIA
7.1
– Do Coordenador Pedagógico
-
Planejar, acompanhar e avaliar o plano de ensino;
-
Acompanhar e avaliar o desenvolvimento das atividades pedagógicas;
-
Informar sobre os procedimentos teóricos-pedagógicos que deverão ser utilizados
na condução do processo ensino-aprendizagem;
-
Providenciar o material a ser utilizado pelos instrutores e pelos participantes
do curso;
-
Atender as solicitações de ordem pedagógica dos instrutores, coordenador de
conteúdo e treinamentos;
-
Planejar e participar da abertura do curso, informando aos treinados sobre os objetivos, metodologia e avaliação do
curso;
-
Realizar reuniões com os treinados para avaliar o desempenho das atividades;
-
Sugerir juntamente com o instrutor e coordenador do conteúdo, modificações no
processo do curso, todas as vezes que a prática revelar tal necessidade;
-
Elaborar o relatório final do treinamento.
7.2 – Do Coordenador de Conteúdo
- Definir o conteúdo básico do curso;
-
Discutir com os instrutores a coerência do conteúdo com os objetivos;
-
Garantir a integração do conteúdo do curso, em todas as suas etapas;
-
Assistir o trabalho conclusivo de cada módulo;
-
Avaliar o treinamento como um todo, junto ao Instrutor, Coordenador Pedagógico
e Treinando;
-
Contactar instrutores quando necessário.
7.3 – Do Instrutor
-
Participação da elaboração e montagem do plano de ensino;
-
Cumprir o cronograma estabelecido;
-
Participar das reuniões promovidas pela Coordenação;
-
Colaborar com a Coordenador na resolução de problemas surgidos;
-
Manter a coordenação permanente informada sobre a condução do processo
ensino-aprendizagem;
-
Auxiliar no contato da freqüência dos treinandos;
-
Auxiliar no controle da freqüência dos treinandos;
-
Acompanhar, controlar e avaliar o processo ensino-aprendizagem;
-
Reformular o curso quando necessário;
-
Participar das avaliações, planejar os trabalhos;
-
Preencher e encaminhar à Coordenação os instrumentos de avaliação.
7.4 – Dos Treinandos
-
Participar de todos as atividades previstas para o curso;
-
Cumprir as diretrizes estabelecidas pela Coordenação;
-
Ser assíduo e pontual;
-
Contribuir para superação de dificuldades surgidas durante a execução do curso;
-
Executar dentro dos prazos estabelecidos, os exercícios, testes, trabalhos e
outras atividades inerentes a boa realização do curso;
-
Preencher fichas e questionários distribuídos pela Coordenação.
8 – AVALIAÇÃO
Este
será avaliado a partir das diretrizes estabelecidas em documentos específicos,
em anexo.
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