segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Programa do curso de administração de material e patrimônio

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS





CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL E PATRIMÔNIO




Instrutor
Nildo Lima Santos
Consultor em Administração Pública 
  



SUMÁRIO


1       - JUSTIFICATIVA

2       – OBJETIVOS

2.1     – Geral
2.2     – Específicos

3– DEPARTAMENTO OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS

4- METODOLOGIA

4.1 – Processo Metodológico
4.2 – Conteúdo Programático
4.3 -  Atividades Teóricas
4.4 – Atividades Práticas
4.5 – Requisitos Metodológicos a serem observados pelo instrutor

5 – EXECUÇÃO DO CURSO

6 – CLIENTELA

7.1 – Requisitos
7.2 – Relação de Participantes

8 – COMPETÊNCIAS

8.1 – Do Coordenador Pedagógico
8. 2 – Do Coordenador de Conteúdo
8.3 – Do Instrutor
8.4 – Dos Treinandos

9 – AVALIAÇÃO

10 – CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DE ATIVIDADES

11 – EQUIPE TÉCNICA

1.     Coordenador Pedagógico
2.     Coordenador de Conteúdo
3.     Instrutor (es)


12. ANEXOS



1 - JUSTIFICATIVA

O processo de Modernização Administrativa que o CEDAP, através convênio, vem desenvolvendo junto à Prefeitura ..............objetiva dentre outras, formas um quadro de pessoal capaz de assumir as funções decorrentes da implantação da forma.

Este curso é resultado da necessidade de oferecer aos servidores municipais envolvidos com a área de Administração de material e patrimônio o instrumental e embasamento técnico fundamental ao exercício das atividades inerentes a esta área.

Para  garantir o nível de qualidade do curso, o presente plano estabelece uma sistemática de controle e avaliação com a finalidade de assegurar a consecução dos objetivos propostos.


2-    OBJETIVOS

2.1 – Geral

Dotar os cursistas de embasamento técnico e afinidade com os instrumentos que operacionalizam as atividades de Administração de Material e Patrimônio.

2. 2- Específicos

   - Introduzir os principais elementos e funções de Administração de Material e Patrimônio.

   - Apresentar os conceitos básicos de Administração de Material e Patrimônio, indicando seus principais métados e sistemas sob o aspecto crítico.

   - Aplicar, em situação concreta, o instrumental e os mecanismos próprios da prática de Administração de Material e Patrimônio.

3 – METODOLOGIA

  3.1 – Processo Metodológico

O curso será orientado com vistas a simulação de atividades práticas referentes a classificação de materiais, compras, estoques, tombamento, controle e inventário de materiais. A preocupação central será em oferecer ao cursista a indicação de aplicabilidade do conteúdo em situações concretas.

   3.2 – Conteúdo Programático

1.     Conceituação de Administração de Material
2.     Funções da Administração de Material
3.     Classificação de Materiais

3.1.         Codificação – Sistemas
3.2.         Identificação – Descrições, Denominações
3.3.         Estrutura e Denominação dos Grupos
3.4.         Padronização



4.     Compras

4.1 – Procedimentos de Compras
4.2 – Análise de Fornecedores
4.3 – Lote Econômico de Compras
4.4 – Fatores para a Escolha de Fornecedor
4.5 – Licitação

5.     ESTOQUE

5.1 – Níveis de Estoque
5.2 – Controle de Custeio de Estoque
5.3 – Estocagem – Armazenamento

      6.                PATRIMÔNIO

6.1 – Tombamento
6.2 – Controle de Movimentação
6.3 – Inventários

  3.3 – Atividades Teóricas

A fundamentação teórica dará ao cursista a visão racional e lógica dos sistemas idéias de material, bem como a amplitude da aplicação metodológica das técnicas de administração  de material.

   3.4 – Atividades Práticas

As atividades práticas terão sua aplicação em consonância com o assunto em andamento. Os casos objetos de estudo deverão refletir, sempre que possível, a realidade de clientela a pautar-se no instrumental efetivo de utilização.

   3.5 – Requisitos Metodológicos a serem observados pelos Instrutores

   - Realizar atividades práticas necessárias e suficientes para o apoio da aprendizagem do conteúdo do curso;

   - criar alternativas de desenvolvimento de atividades práticas tendo em vista as condições de espaço físico, tempo, equipamento e materiais de ensino;

   - Evitar a rotinização das atividades;

   - Estar atento para as necessidades e possibilidades do grupo;

   - envelope e comprometer os cursistas com os objetivos e atividades propostas no plano de ensino;

   - valorizar o conjunto de informações e experiências de cada participante;

  - possibilitar aos participantes a aquisição de conhecimentos que lhe permitam a continuidade desses estudos de forma independente.


4 – EXECUÇÃO DO CURSO

O treinamento terá a duração de 4 dias e será desenvolvido em regime parcial (5 horas por dia).

Carga Horária Total:
Início Previsto:
Término Previsto:
Local:

5 – REQUISITOS BÁSICOS DOS INSTRUMENTOS

Os instrutores responsáveis, deverão apresentar os seguintes requisitos:

   - Ser especialista na área de Administração de Material;

   - Ter experiência comprovada e mobilidade na área para facilitar os contatos;

   - Considerar, durante o desenvolvimento do curso, a filosofia e metodologia definida para o programa de treinamento;

   - Cumprir as diretrizes definidas para avaliação de resultados.

6 – CLIENTELA

A clientela alvo deste treinamento será constituído por servidores municipais que exerçam atividades relacionadas com a área de Administração de Material e Patrimônio.



   6.1 – Requisitos

   - Apresentar experiências anteriores relacionadas com os objetivos do treinamento;

   - Ser indicado oficialmente pelo órgão de sua lotação.

7 – COMPETÊNCIA

   7.1 – Do Coordenador Pedagógico

   - Planejar, acompanhar e avaliar o plano de ensino;

   - Acompanhar e avaliar o desenvolvimento das atividades pedagógicas;

   - Informar sobre os procedimentos teóricos-pedagógicos que deverão ser utilizados na condução do processo ensino-aprendizagem;

   - Providenciar o material a ser utilizado pelos instrutores e pelos participantes do curso;

  - Atender as solicitações de ordem pedagógica dos instrutores, coordenador de conteúdo e treinamentos;

  - Planejar e participar da abertura do curso, informando aos treinados sobre  os objetivos, metodologia e avaliação do curso;

   - Realizar reuniões com os treinados para avaliar o desempenho das atividades;

   - Sugerir juntamente com o instrutor e coordenador do conteúdo, modificações no processo do curso, todas as vezes que a prática revelar tal necessidade;

   - Elaborar o relatório final do treinamento.

   7.2 – Do Coordenador de Conteúdo

   - Definir o conteúdo básico do curso;

   - Discutir com os instrutores a coerência do conteúdo com os objetivos;

   - Garantir a integração do conteúdo do curso, em todas as suas etapas;

   - Assistir o trabalho conclusivo de cada módulo;

   - Avaliar o treinamento como um todo, junto ao Instrutor, Coordenador Pedagógico e Treinando;

   - Contactar instrutores quando necessário.

   7.3 – Do Instrutor

   - Participação da elaboração e montagem do plano de ensino;

   - Cumprir o cronograma estabelecido;

   - Participar das reuniões promovidas pela Coordenação;

   - Colaborar com a Coordenador na resolução de problemas surgidos;

  - Manter a coordenação permanente informada sobre a condução do processo ensino-aprendizagem;

   - Auxiliar no contato da freqüência dos treinandos;

   - Auxiliar no controle da freqüência dos treinandos;

   - Acompanhar, controlar e avaliar o processo ensino-aprendizagem;

   - Reformular o curso quando necessário;

   - Participar das avaliações, planejar os trabalhos;

   - Preencher e encaminhar à Coordenação os instrumentos de avaliação.

   7.4 – Dos Treinandos

   - Participar de todos as atividades previstas para o curso;

   - Cumprir as diretrizes estabelecidas pela Coordenação;

   - Ser assíduo e pontual;

   - Contribuir para superação de dificuldades surgidas durante a execução do curso;

   - Executar dentro dos prazos estabelecidos, os exercícios, testes, trabalhos e outras atividades inerentes a boa realização do curso;

   - Preencher fichas e questionários distribuídos pela Coordenação.

8 – AVALIAÇÃO

Este será avaliado a partir das diretrizes estabelecidas em documentos específicos, em anexo.



   








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