segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Estudos e estimativas financeiras para orçamento público municipal



Nildo Lima Santos. Consultor em administração pública


Município de Pilão Arcado
Bahia

ANEXO ÚNICO
(Of. GAP Nº ......./2007)

ESTUDOS E ESTIMATIVAS DAS RECEITAS PARA O ORÇAMENTO DE 2008
(Cumprimento do § 3º do artigo 12 da Lei Federal nº 101/00 – LRF).


1) Foram apresentadas pela LDO (Lei Municipal nº 003/2007, de 29 de JUNHO de 2007) os seguintes estudos e estimativas, considerando a época em que esta norma foi elaborada, ou seja, em ABRIL de 2007:

METAS FISCAIS

(Artigo 4º, §   1º. Da Lei Complementar nº. 101/2000)

 I – QUADRO DE VALORES CORRENTES
Discriminação
Realizado
2004
Realizado
2005
Realizado
2006
Previsto
2007
Estimado
2008
Estimado
2009
I – Receita Total Ajustada
16.825.448,04
19.739.781,67
19.753.584,00
20.444.959,44
21.160.533,02
21.901.151,68
II – Despesa Total Ajustada
15.962.947,83
23.176.387,04
20.192.584,00
20.875.093,34
21.580.671,49
22.310.098,19
III – Resultado Primário
     862.500,21
-3.316.605,37
   -239.000,00
   -233.133,90
   -205.893,47
      -  187.202,94

II – QUADRO DE VALORES CONSTANTES
Discriminação
Realizado
2004
Realizado
2005
Realizado
2006
Previsto
2007
Estimado
2008
Estimado
2009
I – Receita Total 
16.235.557,36
19.164.689,31
19.255.208,56
19.929.140,86
20.626.660,79
21.348.593,92
II – Despesa Total
15.404.244,66
22.365.213,49
19.485.843,56
20.144.465,07
20.825.347,99
21.529.244,75
III – Resultado Primário
    832.312,70
-3.194.554,20
   -230.635,00
   -215.324,21
   -198.687,20
      -180.650,84


III – QUADRO DA DÍVIDA CONSOLIDADA
Discriminação
Realizado
2004
Realizado
2005
Realizado
2006
Previsto
2007
Estimado
2008
Estimado
2009
I – Receita Total 
16.235.557,36
19.164.689,31
19.255.208,56
19.929.140,86
20.626.660,79
21.348.593,92
II – Despesa Total
15.404.244,66
22.365.213,49
19.485.843,56
20.144.465,07
20.825.347,99
21.529.244,75
III – Resultado Primário
    832.312,70
-3.194.554,20
   -230.635,00
   -215.324,21
   -198.687,20
      -180.650,84
IV – Dívida Consolidada
 1.900.416,97
 1.966.931,56
 1.900.416,97
 1.966.931,56
  1.966.931,56
    1.966.961,56



MEMÓRIA DE CÁLCULO

Metodologia do Cálculo Utilizado

Quadro de Valores Correntes – Análise da tendência pelo método linear e aplicação das taxas inflacionárias utilizadas pelo Governo Federal na elaboração da LDO, cumulativamente de 3,68% e 3,50% nos exercícios de 2008 e 2009.

Quadro de Valores Constantes – Análise de tendência da realização de receitas e despesas excluindo as taxas de inflação projetadas para os exercícios de 2007 a 2009.

Quadro da Dívida Consolidada – Foi atualizada pelos índices inflacionários de 4,52% para o exercício de 2006, 3,68% no exercício de 2007 e 3,50% nos exercícios de 2008 e 2009 e deflacionados nos mesmos percentuais para apuração dos valores constantes.


ESTUDOS DOS ORÇAMENTOS DAS RECEITAS REFERENTES AOS EXERCÍCIOS DE 2006 e 2007

ESPECIFICAÇÃO
REALIZADA
2006
PREVISTA NO ORÇAMENTO DE 2007
Receitas Correntes (A)
21.268.584,00
26.641.900,00
    Receita Tributária
640.000,00
842.000,00
    Receita Patrimonial
30.660,00
51.100,00
    Receita de Serviços
485.340,00
485.300,00
    Transferências Correntes
19.213.000,00
24.363.000,00
    Outras Receitas Correntes
899.584,00
900.500,00
Receitas de Capital (B)
600.000,00
6.410.000,00
    Operações de Crédito
100.000,00
100.000,00
    Alienação de Bens
300.000,00
300.000,00
    Transferências de Capital
200.000,00
6.010.000,00
    Outras Receitas de Capital
0,00
0,00
Dedução para Formação do FUNDEF (C)
1.515.000,00
1.665.000,00
TOTAL = (A) + (B) – (C)
19.953.584,00
31.386.900,00

DESPESAS REALIZADAS ATÉ O MÊS DE JUNHO DO EXERCÍCIO DE 2007.

ÓRGÃO
VALORES LIQUIDADOS
Câmara Municipal
R$      231.755,51
Prefeitura Municipal
R$ 11.309.519,76
Serviço Autônomo de Água e Esgoto
(*) Não Incorporado
R$      402.800,00
TOTAL
R$ 11.944.075,27

(*) Há de ser considerado que, o valor arbitrado para o SAAE foi pela média para o ano de 2007 e que representa nos seis meses, o equivalente a 50% do que foi fixado no orçamento das despesas. Arbitramento este feito em função de ainda, não terem sido incorporadas as contas do SAAE. Desta forma, a previsão de despesas para o exercício é na ordem de R$ 23.888.150,54. Valor este que ultrapassa o valor que foi previsto na LDO (R$ 20.144.465,07) EM R$ 3.743.685,47.

Quando analisamos as receitas efetivamente realizadas até o mês de junho de 2007, temos a situação do quadro abaixo que nos impõe a considerar que a tendência para a arrecadação (Receitas) do corrente exercício está estimada em R$ 23.867.705,00, acrescida da meta inflacionária para o período à razão 3,50% definida pela LDO, sendo corrigida então, para o seguinte valor R$ 24.703.074,67, portanto, o orçamento para 2008 poderá ser fixado com despesas que não ultrapassem este último valor apurado, estando inclusa a Reserva de Contingência, acrescido de R$ 5.000.000,00 a título de Transferência de Capital com a finalidade de se dotar o orçamento de instrumentos necessários a se credenciar aos recursos transferidos do Estado da Bahia e da União, para os investimentos necessários no Município, principalmente, os relacionados ao saneamento e abastecimento de água. Portanto, este valor deverá ser rateado pelos projetos previstos pela Prefeitura e pelo SAAE, respectivamente, em 90% e 10% deste valor, o qual será acrescido à estimativa da receita para 2008 conforme estes estudos.   

ESPECIFICAÇÃO DAS RECEITAS
VALOR R$
Receitas Correntes
14.699.798,60
Receita Patrimonial
65.488,22
Receita de Serviços
402.800,00 (*)
Transferências Correntes
14.319.187,72
Outras Transferências Correntes
1.112,74
Receitas de Capital
6.800,00
Alienação de Bens
0,00
Retificação do FUNDEB
-2.772.746,09
TOTAL
11.933.852,51
     

Demonstrando:

Receitas até Jun/2007
Receitas previstas p/2007
Receitas previstas p/2007 corrigida em 3,50%
R$11.933.852,51
R$ 23.867.705,00
R$24.703.074,67


Proporção da participação da Câmara Municipal no orçamento de 2007, em % (percentual) = 3,48%
Proporção da participação do SAAE no orçamento de 2007, em % (percentual) = 2,56%
Percentual da Prefeitura no orçamento de 2007, em % (percentual), incluindo a Reserva de Contingência = 93,96%
  
Considerando a tendência da arrecadação ao valor de R$ 24.703.074,67, por prudência, o orçamento fica assim distribuído, em função do percentual de participação de cada ente no orçamento de 2007, os valores para tais entes, pelo seu total, ficam assim distribuídos: 

* R$ 859.666.99 = (3,48% de R$ 24.703.074,67) para o Poder Legislativo Municipal;
* R$ 632.398.71 = (2,56% de R$ 24.703.074,67) para o SAAE;
* R$ 23.211.008,95 = (93,96% de R$ 24.703.074,67) para os órgãos da Prefeitura Municipal, estando incluso o valor de R$ 976.881,35 como Reserva de Contingência, à razão exata de 5% da Receita Corrente Líquida (R$ 19.537.627,14) calculada das Receitas Estimadas para o Exercício de 2008, pela LDO e conforme esta determina no seu artigo 16 da Lei Municipal nº 003/2007, de 29 de junho de 2007.  
    

Os cálculos finalizam então, com a seguinte distribuição orçamentária:

a)      PREFEITURA MUNICIPAL o valor de R$ 23.211.008,95 acrescido de R$ 4.500.000,00 a título de Receita de Transferências de Capital para a execução de projetos programados, totalizando então, o valor de: R$ 27.711.008,95.
b)      SAAE o valor de R$ 632.398.71 acrescido de R$ 500.000,00 a título de Receita de Transferências de Capital para a execução de projetos programados, totalizando então, o seguinte valor: R$ 1.132.398,71.
c)      CAMARA MUNICIPAL o valor de R$ 859.666.99.


O ORÇAMENTO PARA O MUNICÍPIO DE PILÃO ARCADO PARA O EXERCÍCIO DE 2008 SERÁ FIXADO, PELO SEU TOTAL, CONFORME VALORES DO QUADRO ABAIXO:

ÓRGÃO
VALOR R$
CAMARA MUNICIPAL
            859.666,99
SAAE
         1.132.398,71
PREFEITURA
       26.734.127,60
RESERVA DE CONTINGÊNCIA
            976.881,35
TOTAL
       29.703.074,65

                                                                                                                            



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