domingo, 5 de junho de 2016

A VERDADE SOBRE O “PRÉ SAL”


Verdades, também, ditas pelo meu irmão Neliton Dias Santos, geólogo que trabalhou por longos anos nas menscionadas plataformas de petróleo sob o comando da Petrobrás espalhadas pela Costa Brasileira fazendo prospecção de petróleo e que foi tema de um artigo que escrevi com o título: "A CARNAVALIZAÇÃO DO PRÉ SAL".


“EM 1978, EU, CARLOS GALANI DOS SANTOS, TRABALHEI EM UMA PLATAFORMA MARÍTIMA DE PROSPECÇÃO DE PETRÓLEO NA BACIA DE SANTOS”.

A concessão da área era da British Petróleun, a plataforma era da Pennzóil e a firma em que eu trabalhava, como Auxiliar de Geólogo, era a Oil (Ocean Inchcape do Brasil). A plataforma tinha o nome de SEDCO 706.

A base era em São Sebastião, de onde saia o helicóptero que nos levava para a plataforma. O tempo de voo era de uma hora e distavam aproximadamente 200 km, já na beira da plataforma continental do Brasil. Com tempo bom se avistava da plataforma a claridade da cidade do Rio de Janeiro em noites claras. Estas informações são para que situe a localização aproximada.

Pois bem, meu trabalho consistia em recolher amostras coletadas das brocas de perfuração, trata-las e analisa-las quanto à presença de carbono, o que indicaria a possibilidade de haver ou não petróleo naquele furo.

E, sim, havia carbono em quase todos os furos que eram feitos. Mas, a profundidade em que eram encontrados estes indícios da possibilidade de haver petróleo tinha uma lâmina. d´água na média de 176 metros e os furos eram todos com mais de 3.000 metros!
Foram centenas de furos e todos devidamente marcados quanto à localização e lacrados com cimento, pois não havia na época tecnologia para que se retirasse o petróleo em segurança, como não temos até hoje.

Imaginem minha indignação quando este desgoverno começou a usar estas informações como se fossem “novidades” descobertas por “eles” em… 2005!
De lá para cá, iludiram o país inteiro, com a conivência dos políticos, que certamente também tinham estas informações que lhes passo aqui, com a possibilidade, ainda impossível, de o país ficar “rico” com este petróleo inviável economicamente, ao menos no atual momento.
Era isto que tinha para dizer, meu testemunho de que nosso governo mente, e mente em tudo o mais, inclusive quando se diz “democrático”, pois sabemos que o viés é totalitário.

Mentem somente… Lastimavelmente…
O Pré-sal foi descoberto em 1974, no governo Geisel. Foi mapeado no governo Itamar Franco. Sua extração foi declarada inviável no governo Fernando Henrique, e no mundo inteiro não há tecnologia para extrair petróleo do Pré-sal.

Lula, com o governo em queda, resolveu enganar o povo, dizendo que descobriu o Pré-sal e que os problemas do Brasil estariam resolvidos.
O que surpreende é que os políticos e governadores “aliados” brigam por sua “divisão”. Divisão de quê?
O governo distribuiu dinheiro da Petrobrás a rodo para PTistas e aliados, CUT, Sem-terra, UNE, etc., na compra de votos. O povo não sabe nem quer saber. A ignorância é geral. O importante é o PT, LULA E Dilma.
O dinheiro acabou. E a Petrobras, pré-falida, agora importa gasolina, óleo, álcool de milho, etc.

Paulo Murilo Guterres

Nenhum comentário: