INSTITUTO ALFA BRASIL
Qualificado como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de
Interesse Público)
CURSO: “O
Controle na Administração Pública Municipal.”
INSTRUTOR: Nildo
Lima Santos
Apresentação do Instrutor: Pós Graduado em Políticas Públicas
e Gestão de Serviços Sociais; Bel. em Ciências Administrativas ;
Com diversos cursos de média e de curta duração, dentre eles o de Turismo,
Gestão de Hotéis e Urbanismo, ministrado pela Universidade do Governo Balear –
Espanha; Consultor referenciado pelo UNICEF; Ex-Secretário de Administração e
Finanças de Juazeiro; Ex-Secretário de Planejamento e Gestão do Município de
Sobradinho; Ex- Secretário de Planos e Desenvolvimento do Município de
Juazeiro; Ex-Controlador Interno do Município de Casa Nova; Autor de vários
projetos e artigos publicados em jornais, revistas e sites; palestrante
credenciado pelo UNICEF para assuntos relacionados com a administração pública; Consultor Técnico Responsável pela Implantação do Município de Sobradinho-BA, no ano de 1990; Técnico Responsável pela Implantação de Inúmeros Entes Públicos Municipais (Autarquias, Fundações Públicas e Empresas Públicas); Autor de Pareceres, Estudos e Artigos Referenciados por Tribunais de Contas e Estudos, Monografias e Dissertações de Mestrado; Fundador da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro - BA; Fundador do SINSERP (Sindicato dos Servidores Públicos de Juazeiro - BA; Fundador do Clube dos Servidores Públicos do Município de Juazeiro - BA; Fundador da Sociedade de Desenvolvimento para os Serviços Públicos, onde foi
Diretor de Planejamento e Operações; Fundador do Instituto ALFA BRASIL, com
sede em Fortaleza e que atualmente está sediado em Salvador - BA, onde exerce o cargo de Diretor de Planejamento e Operações; Instrutor
de vários cursos, inclusive, do Curso de Fiscalização e Poder de Polícia, em
Itabuna, com o Módulo: Introdução ao Direito Administrativo, em substituição a
professor da UFBA; Autor de obras da área do Direito Administrativo, dentre outras; etc;
Outras Referências nos seguintes endereços eletrônicos:
Carga Horária: 12
horas
(Obs.: A carga horária poderá ser distribuída em dois dias
com três horas por turno).
MÓDULO I – Noções de Direito Administrativo
I – Noções de Estado
I.1. Conceito
I.2.
A Organização Política e Jurídica do Estado;
I.3.
O Estado Brasileiro (Contextualização);
I.3.1.
A base jurídica de sustentação do Estado Brasileiro (a concepção jurídica
sistêmica);
I.3.2.
O conceito de federação;
I.3.3.
A autonomia dos entes federados;
I.3.4.
As competências dos entes federados;
II – Noções de Órgãos e
Funções
II.1. Que são órgãos?
II.2. Que são Funções? No sentido lato
e stricto sensu.
II.3. Que são competências?
II.4. Que são atribuições?
III – Estrutura
Administrativa do Poder Executivo
III.1. Forma de Organização;
III.2. Funções dos Diversos Órgãos;
III.3. Relação Entre os Órgãos.
IV – Noções de Princípios do Direito
Administrativo (Princípios Constitucionais da Administração Pública):
IV.1.
princípio
da impessoalidade;
IV.2.
princípio
da legalidade;
IV.3.
princípio
da moralidade;
IV.4.
princípio
da publicidade;
IV.5.
princípio
da continuidade;
IV.6.
princípio
da finalidade;
IV.7.
princípio
da indisponibilidade;
IV.8.
princípio
da autotutela;
IV.9.
princípio da supremacia do interesse
público;
IV.10.
princípio da igualdade;
IV.11.
princípio da responsabilidade;
IV.12.
princípio da razoabilidade;
IV.13.
princípio da realidade;
IV.14.
princípio da economicidade;
IV.15.
princípio da executoriedade;
IV.16.
princípio da legitimidade;
IV.17.
princípio da descentralização;
IV.18.
princípio do contraditório;
IV.19.
princípio da motivação;
IV.20.
princípio da discricionariedade;
IV.21. princípio da eficiência.
V – Ato administrativo
(atos da administração pública) – requisitos: competência, finalidade, forma,
motivo, objeto, causa.
V.1. Conceito
V.2. Espécies de Atos Jurídicos.
MÓDULO II – O Controle na Administração Pública
VI – Introdução aos Conceitos da
Função Controle.
VII – A função controle
nas ciências administrativas:
VII.1.
O princípio da segregação de funções;
VIII – O controle na
administração pública.
IX – Tipos de controle:
IX.1. Controle
interno;
IX.2. Controle externo;
IX.3. Sistema de controle de
constitucionalidade:
IX.3.1. Controle político;
IX.3.2. Controle judicial;
X – Exigências legais:
X.1. Constituição Federal;
X.2. Lei Complementar Federal nº 4320/64;
X.3.
Decreto Lei 200/67;
X.4. Lei Complementar Federal nº
101/2000;
X.5. Constituição do Estado da Bahia;
X.6. Lei Orgânica do Município;
X.7. Resolução 1.120 do TCM.
XI – O Órgão Municipal Controle:
XI.1. Uma nova filosofia e visão do
controle interno;
XI.2. Sua existência legal (sua criação);
XI.3. Dimensionamento do órgão;
XI.4. Vinculação e autonomia relativa do
órgão (sugestão);
XI.5. Atribuições regimentais do órgão;
XI.6. O perfil dos técnicos do órgão de
controle interno;
XI.7. Implantação do órgão de controle
interno.
XII – Estratégias
para definição do sistema de controle interno:
XII.1. Objetivos primordiais do sistema de
controle interno;
XII.2. Elementos do sistema de controle
interno.
XII.3. Acompanhamento, fiscalização e
avaliação dos resultados:
XII.3.1. da execução orçamentária;
XII.3.2. dos programas de governo;
XII.3.3. da gestão dos administradores
públicos;
XII.4. Auditorias nos sistemas:
XII.4.1. contábil;
XII.4.2. financeiro;
XII.4.3. tributário;
XII.4.4. patrimonial;
XII.4.5. de pessoal;
XII.5.6. de execução orçamentária;
XII.5.7. de compras e almoxarifado;
XII.5.8. de concessão de licenças e alvarás;
XII.5.9. de contabilidade de fundos
especiais;
XII.5.10. de administração do FUNDEF;
XII.5.11. de execução e administração de
programas;
XII.5.12. demais sistemas administrativos.
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