Estado Livre

Minha foto

Bacharel em Administração Pública pela Universidade Católica de Brasília e FACAPE/PE, consultor em administração pública e, em desenvolvimento organizacional, com 46 anos de experiência na área pública iniciada no Exército e, que continuo em toda extensão da vida civil. Responsável por relevantes trabalhos em importância e quantidade, na área de formação e relacionadas ao desenvolvimento da administração pública e das organizações civis; dentre os quais: implantação de entes públicos, reformas administrativas e institucionais, incluindo implantação de município recém-emancipado, planos de carreira, regime jurídico dos servidores, concursos públicos, códigos tributários municipais, defesas de contas públicas, audiências públicas, controle interno, normas de posturas e ambientais, etc. Com a atuação ativa na área da filantropia e das organizações sociais. Com passagens e atuação no Rio de Janeiro, Brasília, Bahia e Pernambuco, onde, inclusive, fixou residência.      

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Dissertação de Mestrado de Logística UFCE. Citação consultor Nildo Lima Santos. Transporte Escolar




Clique no site abaixo para acessar arquivo da dissertação de mestrado, contendo citação do Consultor Nildo Lima Santos em referência a entendimentos publicados pelo mesmo sobre o transporte escolar nos municípios brasileiros.

www.geslog.ufc.br/images/arquivos/dissertacoes/2009/valquiria_melo_souza_2009.pdf
Page 1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. PROGRAMA DE MESTRADO EM LOGÍSTICA E PESQUISA ..



UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
PROGRAMA DE MESTRADO EM LOGÍSTICA E PESQUISA OPERACIONAL






Análise Crítica da Infraestrutura de Suporte aos Alunos e do Sistema de Transporte Escolar Rural: O Caso dos Distritos de Trairi  




Valquiria Melo Souza

Dissertação submetida ao Programa de Mestrado em Logística e Pesquisa Operacional (GESLOG), da Universidade Federal do Ceará (UFC), como parte dos requisitos para a obtenção do Título de Mestre em Ciências (M.Sc.) em Logística e Pesquisa Operacional.


ORIENTADOR: Prof. Dr. Ernesto Ferreira Nobre Junior

Fortaleza – Ceará
2009



 [...].


Pg. 46.

[...].

Considerando que a gestão de transporte escolar propicia melhor aproveitamento dos estudantes, além de estar atrelada ao planejamento público, não se deve desprezar os fatores relacionados ao deslocamento do aluno de sua casa para a escola. No entendimento de Santos (2008), alguns desses fatores podem ser destacados.

            1.    Deslocamento:
a.    Distância da casa para a escola
b.    Trajeto (caminho)
            2.    Segurança do aluno
            3.    Segurança social do transportador
            4.    Rigidez da execução das despesas públicas

A contratação de transporte escolar pelo município busca indicar a necessidade em atender ao requisito da confiança da comunidade e um direito que os estudantes possuem na sua locomoção.

[...].

Pg. 56.

[...].

Segundo Santos (2008), a administração do transporte escolar não é eficiente na maioria dos municípios brasileiros, no que tange à gestão na contratação no serviço de transporte de alunos. Sob esse prisma, a preocupação está apenas na forma da execução e do pagamento dos serviços contratados, deixando de lado informações e registros que pode reunir valor ao transporte escolar no Brasil.

Na maioria dos municípios brasileiros, o transporte escolar é feito de modo rudimentar, sendo utilizados modais impróprios ao transporte de passageiros, principalmente crianças e adolescentes da zona rural.

Pg. 152 e 164

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

[...]

SANTOS, N. L. Boa Gestão de Transportes Escolares – Um dos Fatores Condicionantes ao Melhor Aproveitamento do Aluno. http://wwwnildoestadolivre.blogspot.com/2008/04/boa-gestao-de-transportes-escolares-um.html. Acesso em 25 de abril de 2008.            



Postar um comentário