quinta-feira, 13 de setembro de 2012

RESULTADOS IMEDIATOS DA HERANÇA MALDITA DESTA ÚLTIMA DÉCADA


Nildo Lima Santos. Consultor em Administração Pública.

Nos registros estatísticos oficiais sobre a educação, estão a mostras, dados assustadores: os que indicam índice elevadíssimo da taxa de evasão e de abandono escolar nos níveis do ensino médio. As taxas apresentadas pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em estudos dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2009 feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstram números elevadíssimos, entre os jovens de 15 a 17 anos. Portanto, na fase que é de fundamental importância da vida do ser humano, na transição da adolescência para a fase adulta onde se formam o  caráter e, o sentido dos significativos valores humanos. As causas são várias, mas, as de maiores significâncias estão relacionadas, certamente, a:

a) desestímulo pela má qualidade do ensino médio;
    
b) grade curricular fora do contexto necessário para a formação do jovem para o trabalho e, por consequência para a sua independência financeira; isto é, para o efetivo crescimento como um ser capaz de se manter através da formação educacional;

c) maus exemplos, espelhados nos exemplos de sucesso obtidos por políticos, nesta “Neo República”, nesta última década, com a ascensão aos cargos públicos de: prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados, senadores, governadores, vice-governadores, presidente da república, vice-presidente da república e, dirigentes e ocupantes de cargos comissionados nas administrações diretas e indiretas, sem o mínimo preparo e sem adequada formação educacional, sendo o exemplo maior o ex-presidente Lula, amesquinharam, apequinaram, os valores da formação humana e da educação; e, com eles, todos os atributos morais e éticos, necessários, encontrados virtuosamente na educação, para o crescimento da sociedade humana.

A prova relacionada aos maus exemplos ditados nesta República contemporânea é que, os maiores índices de evasão escolar (abandono) estão justamente nessa faixa etária (15 a 17 anos) e, nas regiões onde o índice de pobreza e de falta de informações são altíssimos; assim, como os são os índices de abandono escolar nos Estados da Região Norte onde em todos eles o índice superou a taxa de 60%. Sendo o Estado de Rondônia o de maior índice, cuja taxa de evasão foi de 68,4%.

Percebe-se nos dados que, o restante do País, apesar de índices menores do que os dos Estados da Região Norte, estes, ainda, continuam altíssimos e escandalosos e, nos indicam a certeza de algumas gerações perdidas. Em São Paulo – o Estado mais rico do País – o índice de abandono escolar foi à taxa significativa de 45,6% e, no Distrito Federal – sede dos Poderes da República –, vergonhosamente, o índice, apesar de ter sido o menor,  foi registrado taxa de 31,2%. Destarte, dando-nos a certeza de que o problema é de Estado e, não localizados como se queriam e se querem fazer supor alguns estudiosos e maniqueístas de esquerda encastelados nos Poderes da República, de onde são irradiados os piores exemplos para a nossa juventude. Estudar pra quê?... Interrogam-nos com altivez e segurança. – E o Lula? ...e, o Tiririca? ...e, o Prefeito tal? ...e, o Vereador tal? ...e, o Deputado tal? ... e, o Ministro tal? ...e, o Secretário tal? ...todos bem de vida e, precisaram estudar? ...não, com uma dose de malandragem, articulação política e paciência, chega-se lá mais cedo do que se espera. Se demorar um pouco têm o alívio dos programas sociais e, pode-se até correr o risco de ficar rico arriscando nos jogos de azar bancados pelo governo Federal através da CAIXA, ...ou, com mais sorte, um cargo público ou de agente político, resolve tudo, ou então: um assalto aqui; outro ali! ...uma fraude aqui; outra ali! ...um sequestro aqui; outro ali! ...uma invasão de terra aqui; outra ali! ...as opções são muitas e, respondo com a mais pura certeza: estudar pra que?!             

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