ATA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA
PRESTAÇÃO DE CONTAS À COMUNIDADE REFERENTE AO 1° QUADRIMESTRE DO EXERCÍCIO DE
2006, ABRANGENDO OS MESES DE JANEIRO A ABRIL.
Hoje,
às 19:30 horas do dia treze de novembro de dois mil e seis, estiveram reunidos
em audiência pública, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Casa
Nova, representantes do Poder Executivo Municipal de Casa Nova, para conduzirem
a prestação de contas em
Primeira Audiência Pública das contas e
ações do Governo Municipal referente ao período de Janeiro a Abril de 2006 para
membros da comunidade que se encontravam presentes atendendo ao que estabelece
a Lei de Responsabilidade Fiscal. Coordenou a Audiência o Controlador Geral
Interno, Sr. Nildo Lima Santos, com a abertura dos trabalhos pelo Secretário de
Administração e Finanças, Sr. Manoel Rodrigues. Estiveram presentes os
seguintes representantes do Município, além do Secretário de Administração e Finanças
e do Controlador Geral Interno: a Secretária Municipal de Educação Sr ª
Adelaide de Souza Freire Rodrigues; o Secretário de Obras e Saneamento Sr.
Jânio Loura; o Secretário Municipal de Saúde, Sr. Benigno Seixas Santana; a
Secretaria de Governo, Sr ª Nelma de Azevedo Santos; Vice-Prefeito, Sr. Seridan
Torres Cavalcante; Procurador Jurídico, Sr. Carlos Gomes Silva; Chefe do
Gabinete, Sr. Zeuxis Tavares Soares Filho; Diretor do SAAE, Sr. José Manuel
Rodrigues e, mais representantes da sociedade civil, conforme lista de presença
que é parte integrante desta Ata. A Audiência foi aberta pelo Controlador Geral
Interno, Sr. Nildo Lima Santos, o qual fez uma breve apresentação e se
auto-apresentou, partindo daí a discorrer sobre temas de importância, dentro do
ponto de vista da transparência das contas públicas. Foram apresentados os
números relacionados às receitas e às despesas. Momentos que foram oportunos
para se discutir a grande centralização dos recursos junto à esfera federal e à
necessidade de se respeitar o princípio do federalismo ferido pelos sucessivos
saques do INSS nas contas do Município de forma discricionária e pelo poder da
chantagem dado por absurda Emenda Constitucional que descaracterizou o
federalismo do Estado Brasileiro. Quanto às receitas, apresentadas item a item,
ficou bastante claro que os orçamentos, inclusive o de 2006, foram
subestimados, agregando com isto, mais complicadores no controle das contas
públicas, principalmente do SAAE cuja análise indica que haverá déficit
financeiro. Isto é, consequentemente, ficarão restos a pagar pela pífia receita
do órgão. Oportunidade esta em que o Chefe do SAAE expôs as dificuldades da
Autarquia para a manutenção de suas atividades com tarifas muito baixas e com
alto nível de inadimplência. Foi abordado sobre a necessidade de se implantar
mecanismos de registros e controle das metas físicas no contexto do cumprimento
das metas fiscais sem contudo, fugir do tema da execução financeira no
quadrimestre em referência, que ficou patente, após analisados item por item de
receita e despesa que, os gastos estão dentro da racionalidade possível,
principalmente os relacionados aos combustíveis, com serviços de terceiros
pessoas físicas e serviços de terceiros pessoas jurídicas, os quais a rigor, em
grande parte deveriam ser apropriados às obras físicas realizadas, isto é, se
relacionam diretamente com os investimentos feitos na abertura de estradas,
aguadas, poços artesianos reformas e construções de escolas e demais
equipamentos públicos. A Secretária de Educação, sendo provocada pelo
coordenador da Audiência informou que, existem no Município 211 escolas e que
são todas elas servidas com merenda escolar e com o transporte escolar e, que,
a contra-partida do Município é bastante grande para a manutenção de tais
despesas, já que o custo de distribuição de alunos e de merenda escolar é
bastante alto, considerando a grande extensão territorial do Município.
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