Estado Livre

Minha foto

Bacharel em Administração Pública pela Universidade Católica de Brasília e FACAPE/PE, consultor em administração pública e, em desenvolvimento organizacional, com 46 anos de experiência na área pública iniciada no Exército e, que continuo em toda extensão da vida civil. Responsável por relevantes trabalhos em importância e quantidade, na área de formação e relacionadas ao desenvolvimento da administração pública e das organizações civis; dentre os quais: implantação de entes públicos, reformas administrativas e institucionais, incluindo implantação de município recém-emancipado, planos de carreira, regime jurídico dos servidores, concursos públicos, códigos tributários municipais, defesas de contas públicas, audiências públicas, controle interno, normas de posturas e ambientais, etc. Com a atuação ativa na área da filantropia e das organizações sociais. Com passagens e atuação no Rio de Janeiro, Brasília, Bahia e Pernambuco, onde, inclusive, fixou residência.      

domingo, 9 de abril de 2017

Conceito de Desenvolvimento Institucional



Site da Universidade do Estado de Goiás reproduz conceito de “Desenvolvimento Institucional”, definido pelo consultor Nildo Lima Santos, em relatório de trabalhos realizados no “III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG”. Inovação: Inclusão Social e Direitos. Realizado de 19 a 21 de outubro de 2016 – Pirenópolis – Goiás.

Endereço do site:

S/a. On-line. Disponível em:< http://wwwnildoestadolivre.blogspot.com.br/2011/03/conceito-para- desenvolvimento.html> Acesso em: 10 de setembro de 2015.

Circuito Esportivo e Cultural no Câmpus São Luís de Montes Belos
Izabelle Ribeiro da Silva1* (IC), Raquel Priscila de Castro Oliveira² (PQ)

1 Aluna do curso de Zootecnia e bolsistas PBIC/UEG. email: izabellers8@gmail.com
2Professora Doutora do curso de Zootecnia e orientadora do projeto de extensão – UEG – câmpus São Luís de Montes Belos. e-mail: raquel.oliveira@ueg.br

Resumo: Diversas culturas, religiões distintas, sexo e idade são unificadas a partir do esporte. Para execução é importante oferecer condições ideais para a prática esportiva, tais como: ginásios, quadras, bolas em ótimas condições, uniformes, árbitros etc. Desta forma, este trabalho foi elaborado com o intuito de desenvolver atividades esportivas e, consequentemente, fortalecer laços entre os acadêmicos da Universidade Estadual de Goiás – câmpus São Luís de Montes Belos - e a comunidade na busca de melhorar a convivência entre as pessoas. e por forma das atividades culturais e esportivas mostrar que independente das diversidades religiosas, sexuais, distinção de idade, é possível que todos se unam despertando o espirito de equipe e sabendo lidar com as diferenças. Contudo busca-se desenvolver valores sociais ao evidenciar que independente de quem vença, o trabalho em grupo, a amizade o companheirismo deve sempre prevalecer. E ainda, contribuir para a melhoria da qualidade de vida uma vez que com o esporte a integração social é fortalecida.

Palavras-chave: Práticas esportivas, manifestação cultural, agregação de valores.

Introdução

Desenvolvimento institucional, no sentido geral, é a oportunidade clara e precisa de transformação, mudanças de processos, subprocessos, sistemas, subsistemas, comportamentos, arranjos institucionais e gerenciais normativos e não normativos, que tem a organização de evoluir de forma dinâmica com mais rapidez, eficiência e eficácia no cumprimento dos seus objetivos e finalidades (SANTOS, 2011).

O esporte é a prática metódica, individual ou coletiva, de jogo ou qualquer atividade que demande exercício físico e destreza, com fins de recreação, manutenção do condicionamento corporal e da saúde e/ou competição (OLIVEIRA, 2015)

[...].

Referências

OLIVEIRA, D. A importância do esporte na sociedade. 2015. On-line. Disponível em: < http://paudalho.portaldacidade.com/artigo/7/6/a-importancia-do-esporte-nasociedade/> Acesso em: 10 de setembro de 2015.

SANTOS,N. Conceito para desenvolvimento institucional no inciso XII do artigo 25 da Lei 8666 (Lei de Licitações e Contratos). S/a. On-line. Disponível em: < http://wwwnildoestadolivre.blogspot.com.br/2011/03/conceito-paradesenvolvimento.html> Acesso em: 10 de setembro de 2015.



Postar um comentário