Nildo Lima Santos. Consultor
em Administração Pública e em Desenvolvimento Institucional.
APRESENTAÇÃO:
Este
Termo de Referência tem como finalidade estabelecer regras e diretrizes
necessárias para a EXECUÇÃO DO PROJETO DE CADASTRAMENTO TÉCNICO IMOBILIÁRIO DO
MUNICÍPIO DE CASA NOVA, no Estado da Bahia.
A
visão dos técnicos sobre o Cadastro Técnico Imobiliário como instrumento
unicamente de arrecadação do IPTU e de algumas taxas de serviços urbanos é
curta e não mais prevalece face às inúmeras finalidades e utilidades deste
excelente instrumento de planejamento que reputamos ser um dos mais importantes
para a Administração Pública Municipal, ficando atrás somente dos instrumentos
do sistema orçamentário (PPA, LDO e LOA). É também o mais importante para o planejamento
urbano.
A concepção de Cadastro Técnico
Imobiliário faz parte do arcabouço legal vigente, desde o nível federal até o
municipal, cabendo-lhe observar especificamente o que dispõe a Constituição
Federal, a Constituição do Estado e a Lei Orgânica do Município, além do mais
novo instrumento incorporado a política urbana do Brasil, o Estatuto da Cidade,
a Lei Federal 10.257/ 2001 e, ainda, pela recém editada Medida Provisória nº
759, de 22 de dezembro de 2016, que dispõe sobre a regularização fundiária
rural e urbana.
Dentre outros aspectos de relevância
social e institucional, o Estatuto da Cidade esclarece o instituto do usucapião
urbano, institui os instrumentos da urbanização compulsória, do direito de
preempção, das operações urbanas consorciadas, da outorga onerosa e da
transferência do direito de construir; recomenda a gestão democrática da cidade
e do processo de planejamento urbano; e obriga a inclusão das diretrizes do
Plano Diretor Municipal Participativo nos orçamentos anual e plurianual dos
Municípios que passa necessariamente pela atualização da base cadastral
imobiliária urbana.
Sob esse enfoque, o processo de elaboração
do Cadastro Técnico Imobiliário precisa incluir a busca de acordos com a
Sociedade Civil (comunidades, agentes econômicos) e com o Poder Público
(diversos segmentos do Executivo e Legislativo), o que implica o seu
acompanhamento “pari passu”, por meio de um trabalho articulado ao longo de sua
elaboração, até que se chegue ao consenso sobre as suas questões e diretrizes
fundamentais.
Por fim, o Cadastro Técnico Municipal
Multifinalitário, em sua concepção global, deve ser modelado como um processo
de planejamento, com atualização prevista pelo menos a ano. O Cadastro Técnico
Imobiliário Multifinalitário deve constituir-se, também, no documento
articulador dos demais componentes do sistema de planejamento municipal, dentre
eles:
I – o Plano Plurianual, cuja duração deve
estender-se até o primeiro ano do mandato subseqüente, fixando objetivos,
diretrizes e metas para os investimentos;
II – a Lei de Diretrizes Orçamentárias,
compreendendo as metas e prioridades que orientarão a elaboração do orçamento
anual;
III – o Orçamento Anual, compreendendo o
orçamento fiscal e o orçamento de investimento das empresas em que o Município
detenha a maior parte do capital social;
IV – A legislação urbanística,
compreendida pelas leis do Perímetro Urbano, de Parcelamento do Solo, do
Zoneamento de Uso e Ocupação do Solo, do Sistema Viário, do Código de
Edificações e do Código de Posturas;
V – a legislação tributária (Código
Tributário Municipal).
HISTÓRICO REFERENCIAL PARA O
PROJETO:
Os problemas que entravam o desenvolvimento
dos Municípios brasileiros têm diversas faces. E, uma destas faces é a ocupação
desordenada do solo urbano; propiciada pela ausência do Estado, que é
representado na figura dos entes municipais e, não raro com o descaso e/ou
cumplicidade da União que, interfere nos municípios através de execução de
projetos que não observam estes fatores, tendo como conseqüência o atrofiamento
no processo de desenvolvimento sócio econômico.
Uma destas intervenções foi a
construção da barragem de Sobradinho no médio São Francisco, que desapropriou
imensas áreas e aglomerados humanos urbanos onde tinham assentados posseiros
legais com o título e registro dos seus imóveis e, os remanejou para áreas
próximas às margens do Lago de Sobradinho sem o cuidado devido da promoção da
titularidade dos imóveis, pois, era bem mais cômodo a transferência destes
encargos para os Municípios que, até hoje, não conseguem entender o processo e
sequer tomaram alguma providência. Um destes Municípios é Casa Nova, no Estado
da Bahia, o qual conta como um dos maiores responsáveis pelo entravamento no
seu processo de desenvolvimento: “A falta de
titularidade e do registro dos imóveis urbanos que foram transferidos para o
Município, pela CHESF”. Registro
este que somente será possível através da implantação de base cadastral e
cartográfica que permita o registro dos loteamentos e, consequentemente das
unidades imobiliárias individuais.
A estatal, em pleno regime militar onde, praticamente,
era impossível a contestação e reclamações contra o Estado e, principalmente
contra a União, simplesmente transferiu o problema para os municípios e para a
sociedade molestada em seus direitos, costumes, sentimentos e tradições, apesar
de tal empresa ter sido a responsável pela grande maioria dos imóveis (terrenos
e edificações), distribuídos à população. O que agrava mais ainda o problema.”
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVAS DO
PROJETO:
OBJETIVOS GERAIS:
Objetiva
o Cadastro Técnico Imobiliário: servir de instrumento de planejamento e, como
instrumento de arrecadação de IPTU, ITBI-IV, dentre ouros específicos, através
da produção da base cartográfica e de informações cadastrais sobre a área
urbana da sede do Município de Casa Nova, evidenciando a propriedade
imobiliária e o seu uso; a localização e identificação dos imóveis urbanos; o
cadastramento de logradouros públicos, infra-estrutura e serviços existentes
nos mesmos.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
1. Servir de
base cartográfica para o planejamento urbano;
2. Servir de
base de informações cadastrais para a elaboração do projeto de Plano Diretor de
Desenvolvimento Urbano;
3. Servir de
base de informações cadastrais para o projeto de Legalização Fundiária Urbana;
4. Servir de
base de informações cadastrais para a elaboração de projetos e implantação de
programas sociais e assistenciais;
5. Servir de
base de informações cadastrais para atender as empresas que tenham
investimentos ou interesses em investir no Município;
6.
Padronizar o sistema de endereçamento postal da sede urbana do Município de Casa
Nova;
7. Servir de
base de dados e informações para o sistema de arrecadação tributária e de
rendas do Município de Casa Nova;
8. Servir de
base para o planejamento dos serviços públicos municipais (água, esgoto, coleta
de lixo, varrição, saúde, educação, etc.);
9. Servir de
base para o planejamento dos investimentos em infra-estrutura urbana na sede do
Município;
10.
Conhecimento da situação jurídico legal da propriedade imobiliária;
11.
Conhecimento da situação atual do sistema cadastral e de arrecadação dos
tributos imobiliários;
12. Servir
de base para a apresentação de soluções para problemas urbanos;
13. Servir
de base para a negociação de soluções de problemas urbanos; dentre outros;
14. Etc.
BASE LEGAL PARA ELABORAÇÃO DO
CADASTRO TÉCNICO IMOBILIARIO.
São
vários instrumentos normativos e legais que dão garantia jurídica/administrativa/financeira
à produção do cadastro técnico imobiliário, dentre eles:
a)
Lei de redefinição da estrutura organizacional da
Prefeitura Municipal de Casa Nova;
b)
Lei que instituiu o Plano Plurianual de Investimentos
para o período de 2006 a
2009;
c)
Lei que dispõe sobre as diretrizes para elaboração da
lei orçamentária de 2009 (Anexo de Metas e Ações Administrativas);
d)
Lei que dispõe sobre o orçamento anual para o
exercício de 2009.
FASES PARA ELABORAÇÃO E
EXECUÇÃO DO PROJETO:
Os trabalhos compreendem duas fases. A Primeira Fase que
trata da Elaboração do Projeto de Legalização Fundiária Urbana que inclui a
estratégia na composição e seleção da equipe pelo Município de Casa Nova e, a
Segunda Fase que trata especificamente da Execução do Projeto de Legalização
Fundiária Urbana.
Elaboração do Projeto de
Cadastramento Técnico Imobiliário
A fase primeira que trata de ações preliminares para
implantação do escritório para os serviços de administração do projeto de
elaboração do cadastramento técnico imobiliário com recursos integrais
repassados para o Instituto Parceiro, projeto este necessário para um segundo
momento que é a implantação de projeto de legalização fundiária urbana.
PRIMEIRA
FASE:
Ações
Preliminares:
I -
Equipes e Recursos Locais:
Antes de qualquer atividade, deverá
ocorrer a montagem de equipe local e a organização das etapas subseqüentes do
trabalho, com definição das estruturas de participação e monitoramento, bem
como alocação dos recursos financeiros ao projeto, de responsabilidade da
própria Prefeitura Municipal de Casa Nova, sem os quais não se poderá dar
início às atividades. É essencial que seja feita a designação de um Coordenador
Técnico do Projeto, responsável pela interlocução interna e com os técnicos
consultores, com a finalidade de Supervisionar a execução dos serviços. Este
técnico da Prefeitura Municipal de Casa Nova deverá estar envolvido em todas as
etapas de trabalho e ser nomeado por Decreto.
Indicar um servidor do
Município, para a função de Supervisor de Campo, o qual terá como atribuições
supervisionar os trabalhos da equipe de campo (cadastradores e equipe de
topografia).
Montar uma equipe composta
de 20 (vinte) cadastradores, para formação de 10 grupos para serviços de campo.
Contratar um Desenhista
Técnico que seja Operador de Auto Cad, a fim de que sejam produzidos os
desenhos dos logradouros, da planta baixa dos imóveis e, da planta baixa da
Sede do Município.
Contratar serviços de
topografia para levantamento topográfico das áreas a serem mapeadas.
Destinar espaço físico para funcionamento
do Cadastro Técnico Imobiliário, com os seguintes equipamentos:
·
02 computadores completos;
·
01 impressora a laser;
·
02 mesas para computador;
·
02 cadeiras giratórias;
·
01 mesa de reunião;
·
01 mesa retangular para reuniões e
manipulação de plantas;
·
150 cadeiras fixas, sendo 2 para as
supervisões, 10 para a mesa de reuniões e 3 para recepção e descanso dos
servidores quando da volta do campo;
·
1 arquivo de aço com quatro gavetas
tamanho ofício;
·
Telefone com linha aberta para ligações
locais e interurbanas e equipamentos de comunicação (fax e acesso a internet);
·
serviços de reprodução de cartografia e de
documentos;
·
material de expediente;
·
material de limpeza;
·
serviços postais;
·
aluguel de carro;
·
recursos para pagamento de combustível;
·
recursos para aluguel de imóvel para ao
escritório;
·
serviços cartoriais (taxas e emolumentos);
·
etc.
Promover a locação de um veículo, com
capacidade para transportar 05 pessoas por vez, para o transporte do pessoal
para serviços de campo.
Disponibilizar sala
(auditório) para treinamento e palestra.
Disponibilizar recursos
instrucionais (Retroprojetor, Data Show, Flip Chart, Quadro para escrita à
pincel, Tela para projeção, sistema de som, etc.);
II – Equipe Externa:
Contratar
empresa de Consultoria e/ou técnico consultor, para Assessor a equipe local de
Cadastramento Técnico Imobiliário, capacitando-a e, orientando-a quanto aos
procedimentos administrativos, técnicos e legais.
Dotação de estrutura mínima
de apoio logístico necessário a alojar a equipe externa de assessoria, assim
definido:
- alojamento e/ou hospedagem para os técnicos;
- alimentação para os técnicos;
- locação de veículo de apoio exclusivamente para uso dos
técnicos;
- abastecimento e manutenção do veículo quando a serviço dos
técnicos.
SEGUNDA FASE:
Promover a nomeação do Coordenador Técnico
do Projeto, através de Decreto ou Portaria do Chefe do Executivo Municipal;
Promover a
escolha e indicação da equipe técnica do Cadastro Técnico Imobiliário;
Promover a contratação dos serviços de
consultoria técnica;
Promover a contratação do Desenhista
Técnico Cadista;
Promover a contratação do topógrafo com
equipamento de topografia;
Promover a locação e destinação do veículo
para auxiliar nos serviços de campo;
Promover a instalação do escritório com os
respectivos móveis e equipamentos.
TERCEIRA FASE:
Execução do
projeto de Cadastramento Técnico Imobiliário.
Fazer
palestra sobre Cadastramento Técnico Imobiliário Multifinalitário, com a
intenção de sensibilizar a sociedade local e permitir que seja feito o
recadastramento imobiliário urbano com a colaboração fundamental da comunidade.
Promover a
capacitação da equipe de cadastramento técnico imobiliário urbano, constituída
para os trabalhos.
Escolha e implantação de software para
processamento dos dados cadastrais.
Promover
levantamentos e estudos junto aos órgãos municipais e aos órgãos federais do
acervo técnico disponível, que possam subsidiar os trabalhos de cadastramento
técnico imobiliário, a seguir descritos:
a)
Cartografia do Distrito Sede;
b)
Cartografia
do Município;
c)
Estudos Demográficos feitos por institutos
e órgãos oficiais da União.
QUARTA FASE:
Levantamento topográfico da sede do Município, redefinindo
os setores e vetores de crescimento da cidade;
Levantamento das Leis que definiram o nome dos logradouros
públicos do Município;
Produção dos Boletins de Logradouros;
Produção
de Boletins de Cadastramento Imobiliário;
Produção de desenhos das plantas dos logradouros;
Produção de desenhos das plantas dos imóveis cadastrados;
Produção dos mapas dos setores cadastrados;
Produção da planta baixa da cidade;
Produção dos mapas temáticos da planta baixa da cidade;
Produção da Planta Genérica de Valores.
Promover a implantação de
micro-unidade de manutenção do Cadastro Técnico Imobiliário Urbano no
Município;
Promover a finalização dos
serviços com a entrega dos equipamentos cedidos e com a prestação de contas dos
recursos locados no projeto.
ESTRATÉGIAS PARA ELABORAÇÃO E
EXECUÇÃO DO PROJETO:
O Município, a fim de que possa executar o projeto com custo
relativamente baixo, poderá optar pela contratação de equipe de consultoria
para transferência de conhecimento para os agentes administrativos locais que
serão os responsáveis pela continuidade dos serviços e ações a cargo do
Cadastro Técnico Imobiliário.
Poderá
o Município, ceder espaços físicos disponíveis (salas) para acomodar a equipe
de execução dos serviços de cadastramento técnico imobiliário.
CUSTO ESTIMADO DO PROJETO:
O custo do projeto fica estimado em R$ ............... (...................................................),
com um desembolso mensal de apenas R$.................. (.....................................)
considerando, ser o primeiro desembolso o maior de todos em razão de incluir os
investimentos para instalação do escritório, inclusive, o investimento que será
feito com equipamentos serão doados pelo instituto ao Município, a fim de que
sejam mantidos os serviços de planejamento urbano da Prefeitura e, que somam o
valor de R$............. (............................) para a execução do
mesmo, conforme discriminação a seguir:
I – Custos com mão-de-obra:
Item
|
Discriminação
|
Unid. Física
|
Quant.
|
Valor Unit.
|
Valor Total
|
01
|
Coordenador do Cadastro
|
Um
|
01
|
|
|
02
|
Desenhista Cadista
|
Um
|
01
|
|
|
03
|
Cadastrador (p/4 meses)
|
Um
|
20
|
|
|
04
|
TOTAL
|
|
|
|
|
II – Custos com Serviços Externos e
Consultoria:
Item
|
Discriminação
|
Unid. Física
|
Quant.
|
Valor Unit.
|
Valor Total
|
01
|
Serviços de Consultoria
para 6 meses, desde o planejamento das ações, até a finalização dos
trabalhos.
|
Verba
|
|
|
|
02
|
Serviços de topografia para
3 meses.
|
Verba
|
|
|
|
03
|
Total
|
|
|
|
|
III – Custos com imóvel, mobiliário e
equipamentos:
Item
|
Discriminação
|
Unid. Física
|
Quant.
|
Valor Unit.
|
Valor Total
|
01
|
Aluguel de imóvel p/6
meses.
|
Verba
|
|
|
|
02
|
Água
|
Verba
|
|
|
|
03
|
Telefone e linha internet
|
Verba
|
|
|
|
03
|
Energia
|
Verba
|
|
|
|
04
|
Aluguel de veículo p/4
meses.
|
Verba
|
|
|
|
05
|
Serviços de xérox e
encadernação
|
Verba
|
|
|
|
06
|
Material de expediente
|
Verba
|
|
|
|
07
|
Combustível p/4 meses
|
Verba
|
|
|
|
06
|
Serviços de plotagem
|
Verba
|
|
|
|
04
|
Computador completo
|
Um
|
02
|
|
|
05
|
Impressora laser
|
Uma
|
01
|
|
|
06
|
Mesa para computador
|
Uma
|
02
|
|
|
07
|
Mesa para reunião
|
Uma
|
01
|
|
|
08
|
Cadeiras fixas sem braços
|
Uma
|
15
|
|
|
07
|
Cadeira giratória estofada
|
Uma
|
02
|
|
|
08
|
Arquivo com 4 gavetas
|
Um
|
01
|
|
|
09
|
Estantes de aço c/6
prateleiras
|
Uma
|
03
|
|
|
10
|
Ventiladores turbo
|
Um
|
02
|
|
|
09
|
TOTAL
|
|
|
|
|
O Custo, inicialmente, fica estimado em R$............... (...........................................),
para a conclusão do cadastramento técnico imobiliário de Casa Nova, cumprindo
todas as suas fases, ao longo de seis (06) meses, conforme cronograma
financeiro.
CRONOGRAMA FÍSICO FINANCEIRO:
1º Mês
|
2º Mês
|
3º Mês
|
4º Mês
|
5º mês
|
6º mês
|
Total R$
|
|
|
|
|
|
|
|
Nildo Lima Santos
Diretor de Planejamento e
Operações
Consultor em Administração Pública
Tel.: (74) 9.8107.5334
E-mail: nildolimasantos@gmail.com
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