quarta-feira, 17 de maio de 2017

Região Integrada de Desenvolvimento - RIDE Petrolina - Juazeiro. Marco Referencial de Boas Oportunidades de Negócios









Um marco referencial no Brasil para as oportunidades de investimentos. Destarte, alavancando as necessárias oportunidades para a boa mudança comportamental das organizações da estrutura do Estado Brasileiro através da reestruturação jurídico institucional dos Municípios da Região, carentes de administradores públicos que enxerguem o estado como um processo de fortalecimento da sociedade através dos necessários arranjos jurídicos e institucionais dos entes públicos na capacidade de atendimento das demandas de tal sociedade, imperiosamente, exigidos pelo bom capital; o qual, efetivamente têm a capacidade do desenvolvimento local através da participação efetiva dos habitantes e nativos da região. População esta que encontrará efetivamente a oportunidade de novos relacionamentos humanos que a ela propiciarão as boas práticas operadas pelo trabalho e pelas relações sociais e educacionais adquiridas junto aos que empreendem na região. Sejam estes de dentro ou de fora do País. Crescendo, portanto, todos juntos em propósitos agregadores de esforços, os quais, inevitavelmente, são reconhecidos como capital.  

Marco que, na época, ajudei a consolidá-lo através de participações em vários dos seus encontros de trabalho, quando consultor na região e secretário municipal.

A seguir: transcrição de matéria publicada no site oficial do Ministério da Integração do Governo Federal:
  
Região Integrada de Desenvolvimento - RIDE Petrolina-Juazeiro

Publicação: 25/06/2011 | 09:31
Última modificação: 19/05/2015 | 21:16


A Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina/PE e Juazeiro/BA foi criada pela Lei Complementar nº 113, de 19 de setembro de 2001, e regulamentada pelo Decreto nº 4.366, de 9 de setembro de 2002.
A RIDE tem como objetivo articular e harmonizar as ações administrativas da União, dos Estados e dos municípios para a promoção de projetos que visem à dinamização econômica e provisão de infraestruturas necessárias ao desenvolvimento em escala regional.
Enquanto institucionalidade legalmente constituída, a RIDE tem prioridade no recebimento de recursos públicos destinados a investimentos que estejam de acordo com os interesses consensuados entre os entes. Esses recursos devem contemplar demandas por equipamentos e serviços públicos, fomentar arranjos produtivos locais, propiciar o ordenamento territorial e assim promover o seu desenvolvimento integrado.
Competência
Articular, harmonizar e viabilizar as ações administrativas da União, dos Estados de Pernambuco e da Bahia e dos oito municípios que a compõem para a promoção de projetos que visem à dinamização econômica e provisão de infraestruturas necessárias ao desenvolvimento em escala regional.
Abrangência
A Região Administrativa é constituída pelos municípios de Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, no Estado de Pernambuco, e pelos municípios de Casa Nova, Curaçá, Juazeiro e Sobradinho, no Estado da Bahia.

Documentos e publicações
Região Integrada de Desenvolvimento - RIDE Petrolina-Juazeiro




Nenhum comentário: